Fortnite está mais fluído e jogabilidade mais estável no Xbox One, se comparado com o PS4

fortnite

Fortnite é o novo jogo dos criadores de Gears of War. Depois de um longo tempo em desenvolvimento, que, por vezes, parecia mais uma demonstração técnica da Unreal Engine 4, o jogo realmente vai chegar aos consoles, e agora está à venda em um “pack antecipado“. Os usuários que não quiserem esperar até o próximo ano, quando estará disponível totalmente de forma gratuita, eles vão começar a experimentar o sistema de “Crafting”.

A comparação aqui será nos termos gráficos e de desempenho feitas pelo Digital Foundry. Apesar de começar durante os primeiros minutos falando sobre a versão do PS4, depois vimos a versão do Xbox One em ação ao lado do console da Sony. É bom ver que a versão do Xbox One, como você pode ver abaixo, é mais estável, tanto a nível de controle como quadros por segundo:

[youtube]3VmTZ_hHvX4[/youtube]

Sim, há algo que temos de considerar. A versão do PS4 possui resolução 1080p, no Xbox One vai para 900p, mas como observado no vídeo, eles são praticamente idênticos ao olhos humanos. Outro fator a considerar é que, por enquanto, não sabemos como vai ficar no PS4 Pro e, portanto, não também não temos a ideia de como vai ficar no Xbox One X (Epic Games vai suportar o Xbox One X) mas podemos imaginar que seja na resolução 4K nativa, pelo menos no console da Microsoft, e esperamos que a taxa de quadros por segundo seja aumentada.

18 comments on “Fortnite está mais fluído e jogabilidade mais estável no Xbox One, se comparado com o PS4

  1. So o fato de não depender de uma rede porca como a PSN pra jogar ja faz Fortnite ser melhor no Xbox One que no Playsterco 4. Eu quero ver a comparação da versao do X contra o Pro. Eu quero ver a poneyzada chorar lágrimas de ódio.

  2. Pelo que vi no vídeo do DF, graficamente, a versão Xone possui um pouco menos detalhes à distância, além de rodar 900p. Mas são concessões esperadas dada a diferença de GPU entre os consoles, sendo que no fim das contas a experiência visual tá bem nivelada.

    Agora a versão XO tem bem mais estabilidade na taxa de quadros e controles, dependendo da seção, a diferença chega a 5 fps. Parece que agora as thirds encontraram um equilíbrio nos jogos de XO, talvez seja resultado do aprimoramento dos kits de desenvolvimento por parte da M$.

  3. de 1080p a 900p a diferença é muito pequena, mas tudo vai depender do tamanho da TV e distancia… logo, é melhor ser mais estável mesmo… ai antes que venha uma ovelha desgarrada ficar de mimimi A DIFERENÇA DE 900p para 1080p é MÍNIMA, uma diferença de 1080p para 2160p é gigantesca 4x mais pixels… logo, é NOTÓRIA a diferença em tvs grandes… e que venha o XBOX ONE X!!!

    1. Mas ai vc está comparando o One X com o PS4 normal.
      Se pegar a resolução dinâmica do PS4 Pro ou até mesmo se rodar 4K nativo no PS4 Pro, vai ser a mesma coisa que o One X!

      O fato é que quem tem um Xbox One 2013 terá O MESMO jogo do Xbox One X e do PS4 e do PS4 Pro, independente da resolução.

      Ambos são excelentes consoles e ponto. Desde a época que não existia PS4 Pro e One X, sempre achei uma baita frescura ficar contando pixels ou fps.
      Que cada um se divirta com o console que tem e ponto.

      E por falar de resolução, até agora o melhor jogo dessa geração é o Zelda BOW que roda a 900p e com algumas quedas de fps.

      1. É razoável mesmo supor que a percepção do 4k do ps4 Pro face ao Xone X seja similar à do 900p do Xbox one face aos 1080p do ps4. Mas por enquanto é apenas suposição, porque a diferença de specs sugere que as diferenças possam ir além de resolução, indo de texturas 4k a filtros. Veremos quando lançar.

        Por isso que eu defendo a tese que a diferença do X em relação ao ps4 pro vai além de resolução, é no conjunto de recursos voltados pra usabilidade do jogador. Vai desde edição de vídeos 4k até velocidade na execução de tarefas.

        Todavia eu prefiro me ater ao leque de benefícios e salto que terei ao sair do Xbox One comum para o Xone X, que ao que tudo indica deve ser exponencialmente maior do que o de quem sai do ps4 comum para o ps4 Pro.

        Mas claro, a ressalva que faço é que o potencial do X só será amplamente aproveitados partir do 2 ano dele, com jogos cuja escala e densidade terão diferença drástica no X. Até, teremos jogos com experiência geral mais nivelada pelos consoles-base.

        1. Concordo plenamente com você. O One X é MUITO superior aos demais consoles e ponto. E as vantagens disso são imensas mesmo. Melhor iluminação, partículas, texturas e tudo mais.
          Mas realmente o nivelamento é para baixo mesmo e ponto. Vemos o caso do Destiny 2 que rodará a 30fps, justamente por manter uma compatibilidade com o One 2013.

          One X é um console pro “futuro” por mais que ele não terá fôlego para rodar TUDO 4K 60fps nativos, ainda mais pensando daqui a 3 anos.
          O maior limitador do One X é o One 2013, já que ambos rodarão os mesmos jogos com uma certa similaridade gráfica e de desempenho.

          Só veremos o que ele pode fazer quando algum desenvolvedor lançar algo SOMENTE para ele. E imagino que isso logo deve acontecer, já que o One tem 4 anos e é relativamente fraco. Creio que final de 2018 já deve ter no mínimo planos de jogos apenas para o Xbox One X.

          1. Sobre o X ter jogos somente pra ele, acho que só a partir do sucessor do X, por razões mercadológicas. Por mais parrudo que seja o jogo, é improvável o developer abdicar do Xone comum antes de lançar o sucessor do X. Perderiam dinheiro.

            À medida da ambição do jogo, eles vão comprimindo coisas aqui e ali pra caber no Xbox One comum, a nível GPU, onde está o verdadeiro salto. Memória não é problema, e CPU a tecnologia é a mesma.
            No Pc essas adaptações já ocorrem normalmente.

            Possivelmente teremos consoles de 3 em 3 anos, onde coexistem console base/Premium, e o ritmo de inovação tecnológica se mantém num nível digamos “sustentável para os developers.

          2. Sobre abdicar o One, veja o caso do Ori and the blind florest que na época foi anunciado para o Xbox 360 e o 360 poderia rodar ele perfeitamente, mas foi cancelado.
            Mortal Kombat X também, poderia muito bem ser extremamente otimizado e rodar na geração passada, mas foi cancelado.
            A base instalada do One X daqui a uns 2 anos será a mesma ou maior do que a geração passada quando abandonaram a geração anterior.

            Olhe o caso de ANTHEM que vai usar resolução dinâmica no One X e o novo AC também.
            Cedo ou tarde a GPU do One vai ser um impeditivo, pois a diferença entre ambos é absurda.
            Não imagino mais do que dois anos os devs ficarem nivelando para baixo os jogos do One X.

          3. Seu ponto de vista não está errado, mas tem um detalhe: O Xone foi oferecido como “nova geração” em relação do X360. Nos jogos cross plataform, os ports do X360, cuja arquitetura é diferente do XO, eram feitos separadamente por equipes terceirizadas, gerando novos custos.
            Isso não ocorrerá com o Xone X, onde o desenvolvimento é feito tendo em vista as plataformas base, e seus custos diluidos entre elas.

            Já o Xone X foi oferecido como um console Premium do Xone FAT/S. Isso implica numa longevidade maior do Xbox One, saindo jogos pra ambos pelos próximos 3 anos. Até a faixa de preço 500$ também foi pensada tendo em vista isso que falei.

            Cedo ou tarde o Xone comum não vai aguentar, obvidamente, mas quando chegar esse dia, o sucessor do X já estará nas prateleiras.

          4. Quanto a arquitetura realmente é super tranquilo.
            Basicamente o One 2013 vai rodar o jogo máximo 1080p no low e o One X 4K ou dinâmico no High ou Ultra.
            Mas quando chegar a hora que o One 2013 ficar MUITO abaixo, ai começará o fim dele.

            Logo menos vem algum mimizento falando que a M$ vai manter o suporte eternamente, dai vamos ter que lembrar os PC`s e smartphones com Windows que estão sendo deixados de lado…

            Mas estamos na mesma média dos “chutes”. Imagino 2 anos, e vc 3 anos. Deve ser algo assim mesmo.

          5. A MS vai manter o suporte para que os jogos já lançados continuem funcionando nos futuros consoles e não o contrário. A MS não vai continuar fazendo jogos para os antigos consoles ao longo do tempo, mas vai sim haver jogos novos que mesmo daqui 20 anos ainda irão rodar no atual Xbox One.

          6. Sim, isso está explicito na estratégia da Sony e da Microsoft.
            A adoção da arquitetura X86 creio que foi justamente a melhor opção para isso.

          7. Haha realmente, em 2 anos a diferença dos jogos do Xone vai ficar bem evidente em relação ao X, mas devem continuar lançando jogo pra ele, nem que seja no low a 800p/30fps….

            Mas 3 anos de suporte é minha estimativa média. Porque acredito que teremos consoles de 3 em 3 anos, no máximo 4 a depender da oferta de tecnologia do momento.

        1. Olha os comparativos do Horizon Zero Dawn no PS4 e no PS4 Pro e perceberá que apesar de serem nítidos, ambos são a mesma coisa em ambos.
          Se alguém pausar o jogo e fazer comparativos, dá pra perceber as roupas, madeira, folhas, cabelo e tals mais definido. Mas no gameplay, esquece… É tudo o mesmo jogo.
          Enquanto os jogos saírem para a geração antiga de 2013, serão todos nivelados para ter um desempenho e visual equivalentes.
          Acreditarei que o One X é realmente foda se ele rodar um Forza Horizon 4k 60fps… O que eu imagino que para ele é simplesmente impossível, a não ser que capem o jogo.

          1. Mas foi o q eu falei, soh esticar não vai dar muita diferença em telas pequenas… E se vc ficar longe da tela grande… Agora, se não tiver as melhorias gráficas soh esticar eh bobeira, acho q o PS4PRO não tem força para conseguir manter os dois (melhorias gráficas e 4k) e aí eles fazem igual fizeram no ps4 normal… Entregam 1080 mas sem melhoria gráfica nenhuma e muitas vezes até capado logo, vamos esperar lançar e sair uns comparativos e aí vamos ver se realmente vai ter difetença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *