Há um boato estranho, espalhado por alguém que quer 2021 a Xbox Game Studios teria lançamentos fracos e que na E3 2020 a apresentação indicava que não teríamos jogos nem tão cedo. Esqueça isso. Na verdade, os fatos nos dizem que este tem sido o melhor ano para os desenvolvedores de jogos originais da Microsoft, com o Forza Horizon 5 apenas confirmando uma tendência que é muito visível há meses. Claro, o primeiro semestre do ano viu o lançamento de menos exclusivos. No entanto, a atividade dos estúdios da equipe de Redmond tem sido realmente fervorosa. Vamos fazer um breve resumo de todos os lançamentos do ano, começando pelos principais projetos.
O Microsoft Flight Simulator para Xbox Series X e S simplesmente confirmou o que já havia sido visto no PC em 2020, com uma otimização específica muito boa. Continua a ser um título de nicho, dado o gênero, mas um nicho extremamente feliz, visto que é maravilhoso do ponto de vista técnico e lúdico.
Psychonauts 2 é um jogo de plataformas louco e criativo que só encanta quem o experimenta. Provavelmente não vendeu milhões de cópias, é verdade também que o jogo já estava financiado com compradores prematuros, mas temos uma obra-prima que foi universalmente apreciada pela imprensa e pelo público, tanto que muitos gostariam que fosse eleito o GOTY 2021. Double Fine atingiu o alvo novamente. Até agora, é particularmente meu jogo favorito do ano.
Além de receber críticas muito positivas, Age of Empires IV foi o primeiro em vendas no Steam por dias, apenas derrotado por Forza Horizon 5. É jogado por dezenas de milhares de jogadores simultaneamente, a qualquer hora do dia, e é apreciado por a maioria dos que o compraram, conforme mostrado por comentários de usuários postados na plataforma da Valve.
Forza Horizon 5 é apenas mais um dos jogos aclamados da Xbox Game Studios em 2021https://t.co/nE9cifkGdC pic.twitter.com/nnbmCV4Zts
— Windows Club (@WindowsClubBr) November 7, 2021
Forza Horizon 5 tem recebido elogios de praticamente todas as reviews da imprensa especializada, e pelos jogos anteriores, temos certeza que não deixará de emocionar os gamers também. Muitos o consideram o melhor jogo de corrida arcade do mercado, uma área onde praticamente não tem rival, além do anterior Forza Horizon. Playground Games atingiu a marca pela enésima vez, lançando o jogo mais graficamente bonito da nova geração de consoles visto até agora, apesar de ser um título cross-gen. Que feitiçaria é essa?
Deathloop da Arkane Studios é um time exclusivo para PS5 e PC e também é um dos melhores jogos do ano entre os lançados para o console da Sony. Além disso, é o único peso exclusivo do PS5 na segunda metade do ano. Uma joia. Note que, o jogo de maior peso para a segunda parte do ano do Playstation foi criado pela Xbox Game Studios, e isso só ocorreu por força de contrato assinando antes da Microsoft comprar a Bethesda com a Arkane incluída.
Diversos e possíveis: não se esqueça dos pequenos lançamentos e das atualizações dos títulos no Early Access. Por exemplo, a id Software lançou a versão remasterizada do primeiro Quake, que foi muito bem recebida, e lançou The Ancient Gods – Part Two, uma grande expansão para o igualmente grande Doom Eternal. Obsidian continua a atualizar sua estranha sobrevivência Grounded, que melhora de patch para patch, e lançou Assassination on Eridanus, um DLC para The Outer Worlds. O InXile concluiu Wasteland 3 com o lançamento do DLC The Battle of Steeltown. A Rare lançou a aclamadíssima atualização gratuita “A Vida de um Pirata” com os Pirtas do Caribe em Sea of Thieves. Além disso temos mais novidades da Mojang relacionadas ao Minecraft, título desvalorizado por alguns jogadores, mas que continua entre os mais disputados do mundo.
A única coisa que falta para fechar o ano é Halo Infinite da 343 Industries, que poderia ser a clássica cereja em um bolo já muito rico, esperando para ver o que nos espera para 2022.