Forza Motorsport: até cegos podem jogar graças à assistência

Forza Motorsport parece ter sido promovido também do ponto de vista da acessibilidade, graças às inúmeras opções de assistência à corrida que também permitem que jogadores com deficiência visual ou cegos possam jogar.

O teste foi realizado por Steve Saylor, jornalista especializado na área e pessoalmente afetado por um defeito de visão, o nistagmo, que o torna legalmente cego. Os seus testes são, portanto, particularmente válidos para compreender o quão acessíveis são os jogos e, aparentemente, a Turn 10 fez um excelente trabalho nesta frente.

Dentro do Forza Motorsport existe uma opção chamada “Blind Drive Assist”, que fornece indicações de áudio para sinalizar a presença de carros e obstáculos próximos ao veículo. Esses sinais também indicam quando acionar o freio e quando e quanto acelerar, de certa forma reproduzindo em forma de áudio a linha colorida normalmente visível na pista.

Uma voz indica então a presença das curvas, a direção e sua largura, fornecendo informações completas mesmo sem o uso dos olhos, com outros sinais indicando a posição do carro na pista.

Saylor relatou que o sistema “não é perfeito e requer algum treinamento antes de ser totalmente compreendido”, principalmente pela quantidade de indicações que chegam rapidamente ao jogador. Porém, o jornalista relatou que depois de um pouco de prática você entra no fluxo do jogo.

Além disso, Saylor explicou que as configurações precisam ser ajustadas um pouco de acordo com as necessidades específicas dos jogadores, para que com um pouco de ajuste você consiga excelentes resultados. Utilizando este sistema, o jornalista também conseguiu vencer algumas corridas, relatando que tudo funciona bem.

Segundo o jornalista, o sistema adotado pela Turn 10 não só funciona bem, mas também capta a sensação de acessibilidade nos videogames, que não se trata apenas de simplificação, mas de propor desafios a serem superados por meio de outras ferramentas.

Tudo isto, segundo Saylor, “é a prova de que acessibilidade não significa tornar os jogos mais fáceis para jogadores com deficiência”, explicou, “mas sim proporcionar-nos os mesmos desafios que qualquer outro jogador, com as ferramentas certas para melhorar”.

Você pode encontrar mais informações sobre o jogo em nosso teste das primeiras horas do Forza Motorsport , também aprendemos que o título exclusivo do Xbox terá 3 modos gráficos no lançamento na Série.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *