Gabe Newell da Valve responde aos rumores sobre a compra pela Microsoft

xbox-steam

Rumores fortes incendiaram a indústria dos games na última semana, e a atração principal foi a  Microsoft. Supostamente, a Redmond estaria com intenções em comprar a EA ou Valve, dona da Steam. Não é algo que vamos apostar, mas é sempre bom ficar informado sobre as possíveis intenções dos gigantes da indústria.

Um fã enviou por e-mail para o próprio Gabe Newell, co-fundador da Valve, e recebeu uma resposta sobre se a Microsoft compraria ou não a Valve. A captura de tela foi compartilhada no fórum ResetEra.

Pergunta: “A Valve está sendo comprada pela Microsoft? Por favor, a comunidade está abalada”.
Resposta: “Não que eu saiba“.

Embora pareça um pouco estranho para Newell responder a um e-mail de um fã desconhecido em vez de uma declaração oficial, o e-mail é dito ser verdadeiro e que foi usado para responder aos fãs no passado.

O valor da Valve é desconhecido, pois tal empresa é de regime privado. Para comparação, a EA custaria a Microsoft algo em torno de 35 bilhões de dólares.

51 comments on “Gabe Newell da Valve responde aos rumores sobre a compra pela Microsoft

  1. Ai tem coisa, o rumor foi gigante, se de fato a MS nao tivesse interesse em comprar ou eles em vender, viriam a publico oficialmente esclarecer, até agora todo mundo ficou quieto… nao é normal.

      1. Odiar a Microsoft virou cool desde a época do Netscape, fora que, se vc paga de liberal marxista, não pode ser curtidor da empresa simbologicamente mais capitalista do mundo. Sim, é pura imbecilidade.

    1. Nem tanto, os maiores sucessos da EA são FIFA soccer e Star Wars, licenças que pertencem a FIFA e a Disney respectivamente, que por contrato devem ser multi, ou eles mantem a multiplataforma ou perdem a licença

      1. Quanta besteira, onde ta escrito que tem que ser multi? cade? mostra o contrato ai…. esses pivetes escutam porcaria no youtube e saem bostejando mundo a fora passando vergonha….

        1. Vc acha realmente que a disney e a fifa vão querer continuar licenciando se perceberem que do nada vão perder 60% do mercado? o mickey não é tão humilde assim

          1. E você acha que eles querem perder 40% e ficar sem licença fazendo marketing de graça das suas marcas?
            Sem nexo esse seu comentário

          2. E vc acha que hipoteticamente, se eles retirarem a licença da EA, nenhuma outra publisher vai querer assumir sob a condição de ser multi?

          3. Vao perder 60% do mercado ou a Sony vai perder 60% do mercado? Amigo, MS tem grana pra comprar a exclusividade e pagar a diferenca, nao se iluda, o que impede ela é só ela mesmo.

        2. Não fale assim. As licenciadoras não ligam se é para tal console, ou para tantos. Eles querem é o lucro por aquele jogo licenciado. Quanto mais plataformas estiver o jogo deles, é melhor para eles. Então, seria inviável tornar exclusivo Windows.

          1. Inviável? Nao sei ate onde FIFA e cia perderia publico, nada é atrelado ao playstation, se nao tiver no console da Sony é só comprar um Xbox, pode ter certeza que a MS se quiser banca a diferença… a questão é, ela quer isso? Se quiser ela pode e a Disney ou a Fifa nao perdem nada…

      2. No caso seria só os de esportes mesmo, como Madden, Nba, Fifa, Star Wars.. por força das licenças.
        Mas dragon Age, Battlefield, Anthem e outros ficaria a critério da Microsoft torna-los exclusivos windows/Xbox, numa hipotética aquisição da EA.

          1. Li o artigo aqui. Interessante porém inconclusivo. Não se sabe ao certo o quanto isso representa em valores, e também não sabemos se a Microsoft vai de fato comprar a EA. Na minha opinião ela não fará isso, existem outras formas dela conquistar mais espaço sem gastar tanto, são 35 bilhões e isso é um risco muito alto. Com o valor que a Microsoft vai repatriar graças a nova política de impostos lançada pelo governo Trump, é mais fácil usar um valor menor dessa grana do que correr o risco de não vir o retorno pretendido. O melhor é aguardar e ver se o Game Pass vai ter uma boa adesão das thirdies, caso isso ocorra ai a Microsoft deve fazer outras aquisições para fortalecer esse serviço.

      3. acho que sera isso apos a compra da EA, FIFA no ps4 tambem, mas jogos como Dead Space, bf, serão no xbox, ou pra da muita raiva nos sonystas, sera assim, todos la ps4 pra eles comprarem, e no gamepass pra nois por 30 reais. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

        1. Dead Space hoje é franquia morta. A EA não investe mais nesse tipo de jogo single player e survival horror, que vende 4 milhões com muita sorte. Ironicamente, a gente pode jogar toda a trilogia Dead Space no Xbox One. O mesmo não se pode falar do PS4.

  2. Só pela matéria da Polygon ter citado a Valve, eu já desconsidero.. Gabe não gosta da M$, por isso acho q jamais faria um negócio assim.

    E acredito q nem a EA (a não ser que ela esteja quebrada)..

    1. Gabe Newell trabalhou por 13 anos na M$, onde fez a fortuna que ele investiu pra criar Steam. Talvez ele esteja se sentindo frustrado por não ter emplacado as Steam Machines, mas qual a chance que ele teria de fazer isso usando Linux ? Nenhuma.

      1. Vdd, Mas a ideia das steam machines é até boa, porém a execução foi ruim. Talvez um console da Steam ficasse melhor.. Mas Gabe tbm não curte muito consoles.

  3. Realmente é estranho, ate agora ninguém negou nada. Ai tem coisa, acredito que a Sony esta apavorada, não com este ano, mas com 2020, 2021, 2022 pois acredito que a microsoft pegara o mercado quase todo nessa epoca, ja que a sony não tem capital a altura. Acho que logo antes ou durante a E3 teremos respostas assustadoras, ao menos pro sonystas. kkkkkkkkkk

    1. Kaz Hirai não caiu do cavalo a toa. A Sony Pictures tá exprimida entre a Warner e a Disney, sendo que os próprios executivos já dão como questão de tempo ela ser vendida. No Japão o Switch tá abocanhando as vendas do PS4 tanto em consoles quanto jogos. Nos EUA o Xbox One incomodando oferecendo os melhores serviços e o console mais poderoso, enquanto a PSN só offline.

  4. Comprei Cuphead no Steam por R$ 36, que ainda hoje custa menos da metade do que está na loja do Windows. Pra quê caralhos eu iria querer que a Microsoft comprasse a Valve e cagasse nos preços?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *