A última parte do julgamento nos deu uma agradável surpresa para aqueles de nós que esperam que seja resolvido com a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, já que a última testemunha da FTC foi uma que poderia dar grande credibilidade ao problema eles aumentam com o futuro do Cloud Gaming. E não foi compartilhado com a Microsoft, mas apenas dela. Dom Zimring, ex-diretor de produto do Google Stadia.
Realmente poderia causar muitos estragos, mas não sabemos se por juramento, desconhecimento da FTC ou outra causa, o tiro saiu pela culatra. A intenção era mostrar que o Xbox tirou parte do mercado do Google Stadia, com seu Cloud Gaming, causando seu fechamento por não ter um futuro bem construído e ser muito caro para manter. Mas confessou que Stadia competia diretamente com Xbox, PlayStation e Nintendo, considerando-se um console como os outros.
The next L for the FTC.https://t.co/arGtXAH1e7
Runs counter to FTC's cloud market definition.
Now wrapping up, will continue Tuesday.
Closing arguments on Thursday and parties have to file final proposed findings of fact and conclusions of law on Friday 6/30.
🧵120/X
— Florian Mueller (@FOSSpatents) June 23, 2023
No tweet acima de Florian Muller, o especialista em patentes que acompanha de perto o caso da Microsoft e da Activision, ele aponta corretamente o comentário de um usuário, pois ao afirmar que o Stadia era um console, ele indiretamente elimina o mercado de Cloud Gaming e qualquer chance que a Microsoft e seu xCloud dominariam o mercado de tal forma que Stadia não teria chance para o futuro.
Isso derruba um dos argumentos da FTC, que garante que ao se unir à Activision, a Microsoft dominaria o mercado de Cloud Gaming, já que um dos principais concorrentes desse suposto mercado nega que ele sequer exista, já que existe apenas o mercado de consoles. Não sabemos como o assunto vai continuar, mas hoje foi como uma martelada para a FTC, que viu até como a própria juíza os interrompeu duas vezes, alegando que suas perguntas eram irrelevantes.
O representante do Stadia também quis culpar a falta de Call of Duty como fracasso do serviço, mas a Microsoft lembrou que não existe serviço de nuvem com COD, ele disse que não sabia disso (???) e depois ficou calado. É incrível, mas isso aconteceu.