É hora de uma viagem ao passado, pessoal. Do nada, um vídeo de gameplay de dois minutos de Call of Duty: ‘Future Warfare’ da Neversoft surgiu na internet, mostrando o que poderia ter sido há mais de dez anos. Também conhecido como ‘NX1’, Future Warfare surgiu seguindo o pivô da Neversoft em Guitar Hero, de acordo com o veterano da indústria Brian Bright no Twitter.
Na jogabilidade que apareceu na web, vemos uma versão inicial do jogo de 2011, revelando uma missão que acontece na Lua. Pelo conteúdo mostrado, parece que Future Warfare teria sido uma mistura de combate futurista e ‘botas no chão’, e teria mapas remasterizados de jogos clássicos de Call of Duty.
A Neversoft foi fundada em 1994 e, duas décadas depois, foi incorporada à Infinity Ward pela Activision e a marca tornou-se pouco mais do que um pedaço da história dos jogos. Famoso pela criação dos jogos Tony Hawk e depois por uma série de títulos Guitar Hero, Neversoft foi uma presença instantaneamente reconhecível no início dos anos noventa. Nos últimos anos do ciclo de vida da empresa, ajudaria a desenvolver uma série de títulos Call of Duty.
This was NX1, after IW imploded and split into Respawn Neversoft pivoted from Guitar Hero to make a futuristic COD game. This mission was on the moon, some experiments with low g and was really about the team learning the engine. We were making GH games on our THPS engine prior.
— Brian Bright (@BrianBright) January 28, 2024
Foi demonstrado na internet que, antes disso, a Neversoft estava destinada a desenvolver o seu próprio título Call of Duty – Future Warfare. Em uma postagem no Twitter, um vídeo de dois minutos mostra um soldado fugindo desesperadamente de um ataque a uma base lunar. Há um resumo da lista de missões disponível e um breve vislumbre do que honestamente parece ser algo muito bem polido.
Em um comentário no vídeo, o desenvolvedor Brian Bright explicou que a Neversoft estava fazendo Future Warfare e a missão na Lua que vemos no vídeo era “realmente sobre a equipe aprendendo o motor”, experimentando recursos como baixa gravidade.
Ele continuou explicando que isso teria substituído COD Ghosts e que quando o jogo foi descartado, a Neversoft desenvolveu ‘2 – 3 missões de campanha e um monte de trabalho de MP’.
Infelizmente, Future Warfare nunca foi lançado. Ironicamente, a Infinity Ward viria a trabalhar em Infinite Warfare (2016), que seria quase idêntico a Future Warfare em alguns aspectos.