O anúncio da chegada de Ghost of Tsushima ao PC não pegou praticamente ninguém desprevenido, considerando que havia sido amplamente divulgado por alguns rumores de que o nome do jogo Sucker Punch estava presente no famoso vazamento do banco de dados GeForce Now e que é agora está claro que o PlayStation se tornou para todos os efeitos uma editora multiplataforma, ou seja, que seus jogos chegaram e chegarão mais ou menos todos ao PC também. Então, para quem acompanha um pouco o setor, há muito tempo não era mais uma questão de “se”, mas mais precisamente de “quando” e o quando chegaria.
Nos últimos anos, o PlayStation trouxe muitos outros jogos para PC, incluindo God of War, The Last of Us Part 1, Returnal e outros. Em breve estarão Horizon Forbidden West e, de fato, Ghost of Tsushima. Enquanto isso, Helldivers 2 chegou no lançamento no Steam. Resumindo, se eu dissesse que God of War Ragnarok e The Last of Us Part 2 também chegarão em breve, certamente não me provaria um bom vidente, mas simplesmente alguém que diz o que neste momento podemos considerar o óbvio.
Como todas as coisas óbvias, nem merece ser discutido, exceto que o anúncio de Ghost of Tsushima mais uma vez libertou os puristas dos exclusivos, que desta vez foram diretamente ao Steam para expressar sua decepção com o anúncio.
A esperança é que sejam poucos que reclamem disso, honestamente, mas em alguns aspectos é perturbador e admirável ao mesmo tempo continuar a perseguir controvérsias que a história e a economia já declararam mortas e enterradas. Afinal, imagino que mesmo muitos dos mais hesitantes em relação a essas aberturas perceberam que absolutamente nada muda para eles se um título original também rodar em um videogame rival.
No entanto, ainda há um grupo de pessoas que não conseguem entender isso. Será talvez porque durante anos as multinacionais do setor lhe venderam esta ideia doentia de exclusividade como fator determinante? Provável.