Google Chrome 57 muda o comportamento das abas para poupar energia

google-chrome-note

Google Chrome é conhecido por sua natureza de muita fome de bateria e não sendo o mais recomendado para quem deseja poupa-la. Recentemente, a Microsoft até começou a notificar os usuários para usarem o navegador Microsoft Edge nos dispositivos com Windows 10 para que a sua bateria não fosse “sugada com canudinho“.

Após essa polêmica, a equipe do Google Chrome finalmente decidiu fazer algo para resolver esse problema. Ontem, eles anunciaram que estão fazendo alterações no Chrome para prolongar a vida útil da bateria. A empresa admitiu que abas rodando em segundo plano são responsáveis pelo consumo de pelo menos um terço da energia de um PC. Por causa disso, foi decidido mudar o comportamento delas.

A novidade funciona da seguinte forma: a API de visibilidade de página do Chrome verificará as abas abertas a cada 10 segundos e, caso identifique que elas estão entulhadas, baixará o conteúdo armazenado em memória. Abas que estão tocando algum áudio ou vídeo ou mantêm conexões WebSocket ou WebRTC ativas não serão afetadas.

O Chrome 57 já está disponível para download. Se você já usa o navegador, deve ter recebido a atualização para a nova versão automaticamente.

Agora vai?

26 comments on “Google Chrome 57 muda o comportamento das abas para poupar energia

    1. Bem provável que não, na época eu postei um comentário do app que eu estava fazendo, até screenshots eu postei e eu iria disponibilizar de forma gratuita, mas o Jorge me informou na época que iria denuncia-lo para ser removido caso eu lançasse. Então eu desisti.

    1. Um site de tecnologia e você tá reparando nas pernas da mulher?! (eu também olhei, porém, não com segundas intenções).
      Suja mais a má reputaçao que os homens já tem.

        1. No desktop uso Windows 10 e GNU/Linux.
          No smartphone primário uso Android.
          No outro smartphone uso Windows 10 mobile.
          No tablet uso iOS.
          No notebook uso Chrome OS.

    1. Obrigado por notar. Interessante que eles não aparecem nessas matérias. Só está errado as matérias positivas para a Microsoft, vai entender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *