A Bungie, estúdio por trás de Destiny 2 e do aguardado Marathon, mais uma vez se vê no centro de uma controvérsia relacionada ao uso não autorizado de artes. Um artista independente, conhecido pelo pseudônimo Antireal, acusou recentemente a Bungie de usar suas criações sem permissão no desenvolvimento de Marathon. O estúdio admite ter roubado seu trabalho e se explica.
Em 15 de maio de 2025, Antireal compartilhou capturas de tela nas redes sociais comparando sua arte de 2017 com elementos visuais presentes em Marathon. Sem dúvida, as semelhanças são impressionantes, variando de motivos específicos a composições inteiras, sugerindo um uso direto ou pouco modificado de suas criações.
A artista expressou sua frustração com a situação, dizendo: “Estou cansada de designers de grandes empresas de mood board pirateando meus designs enquanto eu luto para sobreviver. “
the Marathon alpha released recently and its environments are covered with assets lifted from poster designs i made in 2017.@Bungie @josephacross pic.twitter.com/0Csbo48Jgb
— N² (@4nt1r34l) May 15, 2025
Não há dúvida de que não apenas a direção artística geral de seu trabalho se reflete em Marathon, mas elementos inteiros foram simplesmente copiados do jogo, como logotipos, frases ou combinações de cores. Pior, o logotipo criado pela Antireal para sua identidade visual foi usado como está no jogo. Em um dos recursos criados pelo artista, também vemos a menção “Antireal daily series”, que estava desfocada na versão alfa do jogo Marathon.
O alfa do Marathon foi lançado recentemente, e seus ambientes são cobertos com recursos retirados de designs de pôsteres que fiz em 2017.
A Bungie, é claro, não tem obrigação alguma de me contratar para fazer um jogo que se baseia fortemente na mesma linguagem de design que venho aprimorando na última década, mas claramente meu trabalho foi bom o suficiente para que as ideias fossem coletadas e espalhadas por todo o jogo sem pagamento ou atribuição.
Não tenho recursos nem energia para levar esse assunto ao tribunal, mas perdi a conta de quantas vezes uma grande corporação achou mais fácil pagar um designer para imitar ou roubar meu trabalho do que me escrever um e-mail.
O artista confirma que Joseph Cross, diretor de arte da Bungie para a franquia Marathon, vem acompanhando ele e outros membros da Bungie há anos no X, sem que nenhuma abordagem tenha sido feita até agora. Olhando para o portfólio da Antireal e o trabalho de design que ele fez ao longo dos anos, você pensaria que toda a direção de arte de Marathon veio dali, dadas as muitas semelhanças. O artista diz que está desempregado no momento.
Diante das crescentes críticas após a postagem de Antireal, que já foi visualizada mais de 4 milhões de vezes, a Bungie não teve escolha a não ser reagir rapidamente e reconhecer o incidente. Mas não com a conta do estúdio ou com a conta do jogo, com a conta “MarathonDevTeam”, que recebe muito menos exposição na mídia.
O estúdio explicou que o uso da arte da Antireal foi obra de um ex-funcionário que incorporou esses designs sem informar a gerência. A Bungie disse que entrou em contato com o artista para se desculpar e iniciou uma auditoria completa dos ativos da Marathon para verificar sua origem.
Investigamos imediatamente um problema relacionado ao uso não autorizado de decalques de artistas em Marathon e confirmamos que um antigo artista da Bungie incluiu esses decalques em uma folha de textura que acabou sendo usada no jogo.
Esse problema não foi identificado pela nossa equipe de arte atual e ainda estamos investigando como esse descuido ocorreu. Levamos esse tipo de questão muito a sério. Entramos em contato com @4nt1r34l para discutir esse problema e estamos comprometidos em fazer o que for certo para o artista.
Por princípio, não usamos obras de artistas sem sua permissão. Para evitar que problemas semelhantes ocorram no futuro, estamos conduzindo uma revisão completa de nossos recursos no jogo, especialmente aqueles feitos pelo antigo artista da Bungie, e implementando controles mais rigorosos para documentar todas as contribuições dos artistas.
Valorizamos a criatividade e a dedicação de todos os artistas que contribuem para nossos jogos e estamos comprometidos em fazer o que é certo para eles. Obrigado por nos alertar sobre isso.
Não está claro a qual “ex-funcionário” a Bungie está se referindo nesta declaração, mas o diretor de arte da Marathon, Joseph Cross, que supervisiona o trabalho da Antireal, diz que ele ainda está empregado, de acordo com seu perfil no LinkedIn.
Em muitas respostas, jogadores e artistas se perguntam como tal plágio pôde acontecer. “Isso não é um erro que você pode culpar um ex-funcionário. Seus funcionários atuais estão seguindo esse pequeno artista com um estilo de nicho e você acidentalmente lança um jogo inteiro com a temática desse artista? “Não acredito “, escreveu LUCKYY10P em uma resposta que foi muito curtida pela comunidade no X.
Infelizmente, esta não é a primeira vez que a Bungie é pega por plágio. Em 2023, o artista Julian Faylona expressou surpresa ao saber que uma de suas obras havia acabado em um trailer de Destiny 2. A Bungie respondeu que planeja compensar e dar crédito ao artista por seu trabalho. Em 2024, uma skin de arma de Destiny 2 sofreu o mesmo problema, copiada em grande parte de uma fanart criada 9 anos antes. Lá também, a Bungie se desculpou e respondeu que queria pagar o artista.
Em um momento em que os artistas já estão sendo afetados pelo advento da IA, que está saqueando o conteúdo humano para criar o seu próprio, essa nova controvérsia ilustra até que ponto a profissão está mais ameaçada do que nunca.