De acordo com o jornalista de videogame tcheco Pavel Dobrovsky, a GSC Game World estaria se mudando para a República Tcheca para continuar trabalhando em STALKER 2: Heart of Chornobyl, deixando assim a Ucrânia, onde a guerra impossibilitou o trabalho. Considerando que o GSC Game World está sediado em Kiev, essa não é uma perspectiva irreal.
O rumor foi reforçado pela confirmação recebida de várias fontes pelo jornal de videogames checo Vortex que também acrescentou mais detalhes sobre o que está a acontecer. Aparentemente GSC Game World também está prestes a começar a trabalhar em um novo Cossaks, o próximo projeto de STALKER 2: Heart of Chornobyl.
Část ukrajinského studia GSC Game World (pracují na Stalker 2) se přesunuje do Prahy.
— Pavel Dobrovsky (@ashnobe) March 21, 2022
De acordo com o editor-chefe da Vortex, Jiří Bigas, existem vários estúdios de desenvolvimento, bem como desenvolvedores individuais, prestes a migrar da Ucrânia para a República Tcheca.
Další vývojáři mi potvrdili, že GSC skutečně mají zájem o Prahu a vedení týmu se už pro českou metropoli mělo rozhodnout. Co je ale zajímavé, stěhování k nám se nakonec může potenciálně týkat i dalších ukrajinských studií, která se o působení v Česku zajímala. 🇺🇦🇨🇿🎮
— Jiří Bigas (@mrspockcz) March 22, 2022
A imagem apresentada por essas vozes não é de forma alguma irreal. A Ucrânia é um país em guerra e é impossível garantir a segurança dos trabalhadores, razão pela qual muitas empresas estão a migrar para outros países europeus.