A nova série de documentários do Xbox chamada Power On: The Story of Xbox discute brevemente o enorme sucesso que foi Grand Theft Auto 3 em 2001 e também explica por que o jogo nunca acabou no Xbox até alguns anos depois.
Conforme revelado pelo ex-Diretor de Relações com Terceiros do Xbox Kevin Bachus, a Microsoft foi abordada por um “pequeno editor de jogos” (DMA Design) que queria “realmente investir” em transformar sua série 2D de jogos em uma experiência 3D. Claro, isso acabou sendo GTA 3, que se tornou o jogo mais vendido de 2001.
Infelizmente, a Microsoft decidiu recusar. Drew Angeloff, que trabalhou para o Xbox entre 1999 e 2004 (e depois voltou em 2008), destacou que um grupo de “novos executivos importantes do Xbox” sentiu que a GTA teria dificuldades para fazer a transição do 2D para o 3D, entre outras coisas.
Angeloff: “Esses novos executivos importantes do Xbox, que revisariam todos os argumentos de editoras e desenvolvedores, disseram ‘Não acho que esse jogo será capaz de fazer a transição do 2D para o 3D’.”
Bachus: “Eles sentiram que era complicado, eles realmente não entendiam a interface do usuário, eles pensaram que era baseado em um jogo que não tinha sido tão bem sucedido. Para minha surpresa, ele foi rejeitado.”
Como resultado disso, Grand Theft Auto 3 se tornou um exclusivo do PlayStation 2 no lançamento e passou a ser um sucesso absolutamente massivo – mas acabaria encontrando seu caminho para o Xbox junto com Vice City e San Andreas em meados dos anos 2000.
O estrago estava feito naquele ponto, porém, e a marca Xbox perdeu potencialmente uma grande fatia das vendas e novos jogadores como resultado. Imagine se GTA 3 fosse um exclusivo do Xbox ?! Como as coisas poderiam ter sido diferentes …
Surpreso com isso? Dê-nos a sua opinião na seção de comentários abaixo.