Grand Theft Auto, como conceito, baseia-se na crítica, na sátira e na exposição dos excessos da sociedade e da cultura americana em determinados momentos. A paródia de elementos da cultura pop é inevitável e seu próximo capítulo não foge à regra. O primeiro trailer mostrou algumas influências de casos reais sobre figuras infames e um deles já respondeu ameaçando a Rockstar Games.
Se você prestou atenção no primeiro trailer de GTA VI deve ter notado que em uma sequência aparece um telejornal relatando a prisão de um sujeito cujo rosto está cheio de tatuagens. Pois bem, esse personagem é inspirado em Lawrence Patrick Sullivan, morador de Miami, Flórida, que há anos é figura da Internet não só por sua imagem, mas pelas diversas vezes em que foi preso.
O primeiro trailer oficial de GTA VI não passou despercebido e através de um vídeo nas redes sociais, Lawrence Sullivan, também conhecido como Florida Joker, enviou uma mensagem à Rockstar Games informando que havia notado a paródia e pediu para falar com a empresa.
Apparently the Florida Joker that Rockstar parodied in the GTAVI trailer has reacted on TikTok
“GTA, we gotta talk” pic.twitter.com/mm5LefHXUH
— Ben (@videotechuk_) December 6, 2023
Lawrence Patrick Sullivan ganhou as manchetes anos atrás, depois de ser preso por assalto à mão armada e apontar armas para policiais. Desde o primeiro momento sua imagem deu o que falar pois é inspirada no personagem do Coringa interpretado por Heath Ledger no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, na verdade ele tem o símbolo do herói da DC Comics tatuado na testa. com tache e o nome Joker escrito à mão, além de parecer ter alterado as bochechas e os lados da boca como cicatrizes semelhantes às do vilão do filme, incluindo o cabelo com tintura verde em algumas ocasiões.
A julgar pela forma como apresentou suas tatuagens e pela forma como se referiu ao personagem que aparece no trailer de GTA VI, não seria estranho se esse Coringa da Flórida tentasse processar a Rockstar Games pelo uso de sua imagem, algo que poderia ser contraproducente já que inicialmente os direitos da imagem do Coringa pertencem à Warner Bros. e à DC Comics.