APRENDA A EXPLORAR A CÂMERA DO SEU LUMIA
Segue um guia para quem deseja sair do modo automático e melhorar ainda mais a qualidade de suas fotos. Não é complicado e nenhum pouco difícil, basta prestar atenção nas configurações e prepare-se para tirar fotos ainda melhores. Se você quer compartilhar fotos ou ver as fotos e pegar mais dicas com o pessoal acesse o nosso grupo aqui.
Resumindo o MODO CENAS.
O primeiro modo e que vem por padrão em todos os Lumia é o AUTOMÁTICO.
No geral esse modo atende bem as necessidades básicas de quem precisa de uma câmera mediana e não quer ficar perdendo tempo explorando outros modos. Resumindo, ele adapta a câmera as condições de luminosidade e faz um bom misto das configurações que serão apresentadas abaixo.
Se você não se importa muito e quer tirar fotos casuais, mantenha esse modo.
O segundo modo é o CLOSE-UP.
O CLOSE-UP como o próprio nome diz, serve pra tirar fotos a uma curta distância, conhecido também como MACRO. Geralmente usamos para fotografar flores, insetos, ou mesmo rostos que estão muito próximos.
Esse modo permite um maior aproveitamento da nitidez da câmera e desfoca o que está mais distante, tornando a foto mais bonita já que utiliza todo o poder da câmera centralizado no objeto de destaque.
Pode ser usado inversamente, se a câmera estiver muito próxima de um objeto ele irá desfocar o que está mais próximo e dar ênfase ao que está ao fundo.
O terceiro modo é o RETRATO NOTURNO.
Esse modo é mais eficaz nos modelos 720, 920, 928 e 925 assim como o novíssimo Lumia 1020.Ideal pra fotografar em ambientes de baixa iluminação e sem flash, ele utiliza configurações de ISO e exposição que permitem que a foto fique mais clara, mas compromete a qualidade da nitidez nas fotos deixando muitas vezes as fotos “estouradas”.
Obs. Esse modo pode ser usado em TODOS os Lumias inclusive os que possuem WP 7.8, eles se comportam melhor nos aparelhos citados, mas quebram muito galho nos demais.
O quarto modo é o ESPORTES
A maioria das pessoas por aqui já teve problema com foto “tremida”. Quem fotografa crianças principalmente, sofre bastante com esse problema. Esse modo tenta amenizar esse efeito, e geralmente é usado pra fotos com muito movimento.
O ponto negativo é que se a foto estiver num ambiente de baixa iluminação, ele vai ficar ainda mais escura, já que ele trabalha em cima de um ISO alto e isso muitos vezes atrapalha se a foto for tirada a noite por exemplo.
O quinto modo é o LUZ DE FUNDO
O mais simples dos modos, deve ser usado principalmente em ambientes claros em que você fotografa contra a luz. É muito comum as pessoas fotografarem e acabar ficando com os rostos escurecidos nas fotos, mesmo que o dia esteja claro, ou numa praia por exemplo.O ideal é que você procure o melhor ângulo e iluminação sempre, mas às vezes não tem jeito, sempre que isso ocorrer utilize esse modo.
Obs. Os celulares que possuem câmera frontal, esse modo ajuda bastante, já que nem sempre você tem aquele ângulo de iluminação ideal.
Observação:
No caso dos aparelhos que possuem Windows Phone 7.8 os nomes das CENAS podem ser diferentes como no caso do CLOSE-UP que se chama MACRO, e tem algumas diferenças pequenas, mas no geral esses modos estão presentes em TODOS os Nokia Lumia do mercado.
Teste cada modo e se veja o que deve e pode ser usado em cada momento, e nunca deixar de tentar usar a melhor iluminação possível, já que as câmeras não fazem milagre.
Para que serve o ISO?
ISO é a sensibilidade do filme (ou no caso da fotografia digital, do sensor) à luz. Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muito mais luz para a fotografia ficar clara. Se o ISO é aumentado, a sensibilidade do filme, ou sensor, aumenta também e com menos luz é possível captar a cena desejada.
Porém, existem consequências. Um ISO baixo capta pouca luz, porém quase não apresenta ruído (aqueles pontinhos granulados, geralmente nas áreas mais escuras da foto) e os contornos ficam mais nítidos. Já um ISO maior, apesar de permitir fotografar com pouca luz, gera um ruído perceptível e prejudica a nitidez dos detalhes, o que pode arruinar uma boa fotografia.
ISO = sensibilidade da câmera à luz ambiente. O ISO é representado por um número que pode variar entre 100 e 3200 (configurações acima de 1000 geralmente só são encontradas em câmeras profissionais) .
Basicamente, quanto maior o número ISO, mais luz a câmera irá captar. Assim, ao aumentar a configuração ISO é possível obter fotos melhores em lugares com pouca iluminação.
Há um ponto negativo, no entanto: quanto maior o ISO, maior a quantidade de ‘ruído’ (pontilhados) na imagem. Quanto menor o ISO, mais suaves serão as cores.
Sua câmera pode utilizar configurações automáticas e decidir qual ISO é o mais apropriado de acordo com a cena.
Quanto a tirar fotos onde há luz atrás da imagem, existem duas soluções:
– Posicione-se de modo que esta luz ambiente fique atrás de você. Assim a luz brilhará diretamente sobre o objeto ou as pessoas a serem fotografadas.
– Acione o flash manualmente ao tirar a foto.
Bem é isso, obrigado Leonard Lira pelas dicas. Se você quiser deixar mais alguma dica, fique a vontade!
Ficou bacana Jorge!
Excelentes dicas!
Obrigado!
Parabens,
Um dos posts mais úteis que ja li. Sem enrolação, porém explicadinho. Obrigado
Obrigado.
tira foto da lua.