Há 10 anos atrás, a capa da Forbes revelava a supremacia da Nokia

forbes-nokia

O Android, Windows, Apple ou a Samsung poderão um dia cair? Para muitos, a resposta atual é “impossível“. Contudo, a história nos mostra que o mercado tecnológico pode ser cruel.

Após o meu Nokia N95, o “The King“, comprei um Samsung Ommnia i900, meu primeiro dispositivo com Windows Mobile. Na época, muitos diziam que a Samsung não era uma boa marca e a Nokia possuía um monopólio imbatível. Vimos no entanto, que o impossível se tornou realidade. O gigante de buscas com um sistema operacional popular e a Apple, que foi salva pela Microsoft, ditando tendências e vencendo a rainha Nokia.

Há 10 anos atrás, esta foto acima era a capa da revista conceituada Fobes com os dizeres: “Nokia, um bilhão de consumidores…. Alguém pegará o rei do telefone celular?”

10 anos após, temos uma notícia desagradável para dar a finlandesa, mas o mundo ao que parece não acabará hoje, e tudo pode mudar aos longos dos próximos anos… sempre muda. Outro exemplo foi a ruptura do monopólio da Sony, que era imbatível com seu PS2, mas que a Microsoft quebrou isso a partir do Xbox 360.

Windows Club continuará acompanhando tudo.

30 comments on “Há 10 anos atrás, a capa da Forbes revelava a supremacia da Nokia

      1. Pq escolheu o Windows Phone. E quem matou de vez foi a Microsoft. E sim, sou fâ do Windows e da Microsoft, mas ela foi a única culpada nessa história toda.

          1. Já estava caindo em querer continuar com o symbian, que na verdade é um SO muito melhor todos os que conhecemos para mobile. Depois, por optar adotar o Windows Phone em vez do android, foi só ladeira abaixo. Por fm a compra do setor de celulares pela microsoft, que só fez desmantelá-la. Concordo, parte da culpa foi da própria Nokia. Mas o restante, é puramente da Microsoft.

          2. Você acabou de responder, “querer continuar com o Symbian”. Ali ela se matou e se perdeu na curva. Fácil culpar outras empresas, MS ou qualquer outra que tivesse pego.

            HMD licenciou o nome Nokia agora e colocou Android. Onde está a HMD que ia estourar de vendas? Nem em relatórios ela aparece.

          3. Engraçado é que não aparece nos relatórios de tecnologia. Mas vamos aguardar o fechamento anual para ter certeza.

          4. Wtf mano, pesquisa antes cara, a Nokia só optou pelo Windows Phone após a Microsoft comprá-la. Ela não produzia celulares windows antes disso, e ela mesmo já estava no buraco.

    1. Ela mesma insistindo em seu SO ultrapassado. Tem entusiastas que acham que o Symbian era o top, na época que não se tinha outro,sim, top.

      Esse papinho de que MS quebrou a Nokia, não cola mais. A Nokia já havia dado como incerta seu caminho no Mobile muito antes da MS comprar a sua divisão. Melhor, pesquisa quando a Nokia deixou de ser relevante e quando a MS comprou a divisão Mobile.

      1. a lenovo comprou e transformou a marca em uma linha de produtos. também acho ruim, mas a microsoft se ferrou ainda com a decisão, já a lenovo, ganhou mais um mercado. que continua até hoje.

  1. Isso é uma de muitas histórias sobre o poder. Nada é eterno. Apple será a bola da vez, pode anotar no caderninho. Porque?
    Tirando o iPhone, o que mais a Apple entrega, produz ou vende com tamanha expressão?
    Estamos vendo notícias constantes sobre problemas nos iPhones, iPads e até nos Macs. Isso é um indicador sério para uma gigantesca empresa de que algo já não é tão confiável como antes.

    O mercado muda, a história permanece. O que é grande hoje, vai cair e dar espaço para outras empresas. Normal.

      1. Década de 90 não te lembra algo? Apple estava literalmente falida. O governo americano com sua lei que proíbe o monopólio, ORDENOU que a Microsoft ajudasse a Apple a sair do buraco. E como isso foi feito? A MS deu dinheiro e TECNOLOGIA para que a Apple continuasse com seus projetos.

        Então, se duvida que a Apple possa cair novamente, melhor pesquisar mais sobre a história da mesma.

          1. Ordenou sim. Lá às coisas são diferentes. Nunca me esquecerei dessa matéria do JN. Estudamos esse caso tempos depois no curso que fazia de informática.

            Se a Apple está viva é graças a Microsoft.

            Mas não é essa a questão. O que estou falando é que tudo tem seu ciclo vital. E Apple não será diferente. E não quer dizer que Apple vai falir, não escrevi isso em lugar nenhum. Cair, escrevi cair. Cair é diferente de falir ou morrer.

  2. Isto me lembra outro fato interessante , um bando de manés da MS fazendo o enterro simbólico do iPhone quando do lançamento do WP7.x , que papelão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *