De acordo com um novo relatório da Good Luck Have Fun, vários estúdios de desenvolvimento triple A estão usando software baseado em IA para dar voz a seus personagens, incluindo Ninja Theory com seu altamente aguardado Senua’s Saga: Hellblade 2.
O software em questão é chamado Altered AI e contém uma extensa biblioteca de performances vocais, incluindo as de cerca de vinte atores profissionais. Naturalmente os atores, entendidos como categoria, não estão satisfeitos com a situação, pois temem uma perda de valor de seu trabalho. Observe que o Altered AI já foi usado pelo Neon Giant para o recente The Ascent.
O relatório não cita outros estúdios de desenvolvimento, mas bastou mencionar o nome da Ninja Theory para colocar toda a atenção. De acordo com o que foi dito, o estúdio Xbox e a Altered, empresa que desenvolve Altered AI, assinaram um acordo de colaboração, cujos termos ainda não são conhecidos.
De acordo com Ioannis Agiomyrgiannakis, CEO da Altered, por enquanto seu software é usado principalmente para fazer protótipos. Seja como for, segundo ele, Altered AI representará para as dublagens o que o YouTube representou para os vídeos.
Agiomyrgiannakis: “Quando você tem um diálogo, você o imagina de uma certa maneira. Mas quando você dá o diálogo para os dubladores, o resultado geralmente não é tão dinâmico quanto você gostaria. Nós fornecemos uma etapa intermediária onde você pode fazer um protótipo do diálogo e ter uma referência antes de ir para o estúdio.”
Portanto, no momento, a Altered AI não seria capaz de substituir completamente os dubladores.
No entanto, este último não aceitou bem a novidade. Alguém já tentou apontar que essa é uma ótima oportunidade para os estúdios independentes, que geralmente não podem se dar ao luxo de dublar seus jogos, mas Ashly Burch, ouviu falar da série Horizon, e Yuri Lowenthal, ouviu falar de Marvel’s Spider-Man. respondeu que existem contratos específicos projetados para desenvolvedores independentes, para que eles possam acessar dubladores profissionais sem gastarem tanto.
O medo dos atores é basicamente que esses softwares sejam usados para explorar seus trabalhos, como Lowenthal apontou: “Conheço uma atriz que fez muitas capturas de suas performances e de sua voz e que encontrou seus movimentos específicos em um jogo que este é um precedente perigoso que já aconteceu e quero iniciar um diálogo com as empresas que trabalham em inteligência artificial para falar sobre como elas podem proteger os atores e o ecossistema de contadores de histórias.”