O ex-Blizzard Mark Kern, conhecido por suas controvérsias sobre a cultura anti-woke no mundo dos videogames, lançou um verdadeiro boicote ao PlayStation, ligando o que aconteceu com Stellar Blade ao que está acontecendo com Helldivers 2 no PC.
Basicamente é-lhe pedido que elimine a sua conta PSN para enviar uma mensagem à multinacional japonesa, acusada de comportamento anticonsumidor. Naturalmente o seu círculo seguiu-o imediatamente, relançando a campanha que está a ganhar alguma força, pelo menos em termos de ações.
“A Sony fez alguns movimentos terríveis anti-gamer”, podemos ler na postagem de Kern sobre as coisas.”
Sony has been making some terrible anti-gamers moves.
It's time to cancel your PSN+ account and send a real message. It's the only way things change. https://t.co/VduSfJKRpF
— Grummz (@Grummz) May 4, 2024
Stellar Blade foi atingido por forte polêmica pela censura no Ocidente de alguns dos figurinos adicionados ao jogo com o patch de lançamento, enquanto Helldivers 2 sofre forte reação pela decisão da Sony de tornar a conta PSN obrigatória também no PC.
Associar os dois casos converge no contexto do “comportamento anticonsumidor”. Criaram certamente um rasto de situações complicadas para a Sony a nível de comunicação, mas estamos a falar de questões muito diferentes, que dizem respeito a áreas muito difíceis de conciliar.