Em entrevista ao Game File, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, sugeriu a possibilidade de jogos da Sony e da Nintendo virem para o Xbox no futuro, dizendo que não acha que isso vai acontecer, embora queira.
Isso o levou a falar sobre Helldivers 2, o jogo de tiro cooperativo lançado recentemente pela Sony, lançado simultaneamente para PS5 e PC. Spencer disse que não vê nenhum benefício em um jogo como este não estar disponível no Xbox.
“Quando olho para um jogo como Helldivers 2 – e é um ótimo jogo, parabéns à equipe que o lançou para PC e PlayStation – não tenho certeza de como ele ajuda a indústria por não estar no Xbox”, disse Spencer. “É preciso dar desculpas para poder dizer que, de alguma forma, isso beneficiou alguém em algum lugar”.
“Mas eu entendo”, acrescentou. “Há um legado nos jogos de console que nos beneficia se publicarmos os jogos e não os colocarmos em outro lugar. Fazemos a mesma coisa.”
O que Spencer quer dizer é que do ponto de vista dos jogadores não há vantagem em ter um jogo exclusivo (e isso é verdade), mas admite que os fabricantes de consoles criam valor para a sua plataforma com exclusividade. Todos os fabricantes de consoles têm exclusividades por esse motivo.
Ao mesmo tempo, o presidente da Sony, Hiroki Totoki, diz que o PlayStation precisa impulsionar a abordagem multiplataforma.