O CEO da Kratfon, Changhan ‘CH’ Kim, disse que não acredita que Hi-Fi Rush 2 irá gerar muito lucro, embora a empresa pareça ter a intenção de fazer uma sequência para satisfazer os fãs e esteja interessada na grande criatividade e no talento dos desenvolvedores do Tango.
Como você provavelmente sabe, o estúdio pertencia anteriormente à Microsoft, que decidiu encerrá-lo em junho. Surpreendentemente, em agosto, Krafton anunciou que havia adquirido a equipe, mantendo cerca de 50 de seus 100 desenvolvedores e adquirindo também o IP Hi-Fi Rush.
Kim explicou que a aquisição não foi ditada por razões comerciais, mas sim por razões criativas, uma vez que, embora os jogos da Tango Gameworks se tenham revelado pouco rentáveis, a equipe dispõe de elementos talentosos capazes de criar jogos originais e completamente diferentes dos criados pelos outros estúdios.
“Queríamos manter seu legado”, disse Kim. “Mesmo que eles não tenham tido grande sucesso em seus jogos, vimos muitos criadores que valem a pena perseguir. Como os fãs do Hi-Fi Rush realmente querem ver sequências, negociamos com a Microsoft, empresa-mãe da Tango Gameworks, para também adquirir esta propriedade intelectual” .
Kim acrescentou que Krafton queria fechar um acordo com a Microsoft rapidamente, o que também é uma das razões pelas quais ela também não tentou adquirir os IPs Ghostwire Tokyo e The Evil Within. “Se adquirirmos toda a propriedade intelectual, acho que o negócio seria muito complicado. A Krafton é uma empresa muito grande, mas a Microsoft é muito complicada”, diz ele. “Queríamos ajudar a equipe a continuar desenvolvendo seus jogos, mas especialmente Hi-Fi Rush. Quando penso em nossos fãs, acho que o que realmente importa são as sequências de Hi-Fi Rush.”
Kim acrescentou que não poderia falar sobre os números exatos do negócio, dado que a aquisição não foi totalmente finalizada, sugerindo que de qualquer forma que para a Microsoft “o número não era realmente importante” e que Krafton pretende trazer a Tango Gameworks contratar pelo menos 100 funcionários para continuar o Hi-Fi Rush, ou até mais, em vista de novos projetos.
“Acho que nosso objetivo é ter no mínimo 100 pessoas. Precisamos chegar a esse tamanho. É um requisito mínimo para continuar desenvolvendo a franquia. Ou talvez eles precisem de uma equipe maior. Ainda não decidimos, mas não Não planejamos reduzir o tamanho da equipe. Eles também terão que trabalhar em novos projetos, então é muito provável que a equipe cresça ainda mais.”
Kim acrescentou que em sua opinião não acredita que os jogos feitos pela Tango Gameworks tenham sido sucessos comerciais, incluindo Hi-Fi Rush, e em alguns casos podem nem ter retornado nenhum investimento. Na sua opinião, mesmo Hi-Fi Rush 2 não trará grandes receitas para a empresa, que no entanto vê na Tango Gameworks um estúdio com muito potencial e capaz de criar jogos novos e originais, o que vai ao encontro dos objectivos de Krafton.
“Estamos tentando aumentar nosso portfólio de produtos e é aí que entra a Tango Gameworks”, disse Kim, observando que muitos dos títulos anteriores da Tango podem nem ter atingido o ponto de equilíbrio.
“Não podemos adquirir a Tango Gameworks com base em suas finanças ou números, certo? Não achamos que Hi-Fi Rush 2 nos trará dinheiro, para ser honesto. Mas faz parte do nosso esforço. Precisamos continuar nos desafiando fazendo novos jogos “.
“Os desenvolvedores da Tango Gameworks são criativos. Eles querem tentar algo novo e nós queremos fazer mais. Os jogos são uma indústria completa, e isso significa assumir riscos, porque um deles pode funcionar.”
Quando questionado se o Hi-Fi Rush foi um sucesso comercial para a Microsoft, Kim respondeu que não sabia os números precisos, mas que na sua opinião não gerou sabe-se lá quais lucros, reiterando que este não é o aspecto mais importante.
“Isso rendeu muito dinheiro à Microsoft? Pode não ser o caso. Não estou dizendo que sei quanto eles ganharam, é apenas meu palpite. Mas o IP em si era muito novo e apresentava novos tipos de jogabilidade. Eu sei não é um jogo produzido por muitos estudos e precisamos continuar tentando essa abordagem.”
“Grande sucesso não deveria ser nosso objetivo. Se pensarmos bem, o Hi-Fi Rush pode ter trazido desvantagens em termos financeiros, mas o Tango é uma equipe que deve ser incentivada a criar algo novo e continuar sua jornada. Queremos ter mais equipes como esta em nosso estábulo.”