Quando se trata de jogos, hoje em dia existem poucos títulos para os quais você pode apontar e dizer: “Ah, isso é algo totalmente diferente”. Ou algo que faça você pensar: “Nunca joguei nada assim antes!” Parte da razão para isso é simplesmente que os videogames já existem há muito tempo e, portanto, os desenvolvedores/editores tiveram a capacidade de criar vários tipos de títulos. A outra razão é que a repetição e a familiaridade são algo que essas mesmas empresas preferem empregar em vez de criar novas IPs. No entanto, Hi-Fi Rush da Tango Gameworks e Bethesda foi uma mudança de ritmo que a indústria de jogos precisava.
O título surgiu do nada e caiu sobre os jogadores após uma apresentação do Xbox. O game apresentava você como um aspirante a rockstar que acidentalmente passou por um procedimento que o deixou com um MP3 player onde deveria estar seu coração. Usando a música, ele lutaria contra a companhia maligna que o colocou nesta posição, fazendo aliados ao longo do caminho. Quase tudo no Hi-Fi Rush era especial e tinha um estilo único. O jogo passou de “ninguém ouviu falar” para “todo mundo está falando sobre isso” em pouco tempo. Muitos estavam até pedindo que mais jogos como esse fossem feitos.
Pete Hines, da Bethesda, ouviu esse chamado e, em entrevista ao Vandal, observou que não apenas estava satisfeito com o que a Tango Gameworks fez com o título, mas que a editora tentaria assumir mais riscos como esse no futuro:
“Assumir riscos e apoiar desenvolvedores que desejam fazer algo novo é sempre uma coisa boa.”
Se você está curioso para saber por que eles fizeram o lançamento surpresa, é porque a Tango Gameworks era conhecida por seus títulos de terror. Além disso, dado o elemento rítmico dos jogos, teria sido difícil explicá-lo completamente, então eles decidiram simplesmente deixar as pessoas jogarem e julgarem por si mesmas. A tática funcionou, e o jogo foi um sucesso no Xbox e alcançou inúmeras pessoas graças a coisas como o Xbox Game Pass.