Como soubemos na madrugada de hoje, Hideki Kamiya decidiu deixar a PlatinumGames, com uma iniciativa que perturbou um pouco o panorama dos jogos: alguns esclarecimentos adicionais, mas ainda muito vagos, podemos, portanto, extrair das primeiras palavras do designer em alguns de mensagens no Twitter.
Diferente do seu estilo habitual, as mensagens em questão são muito sóbrias conforme a situação dita, e explicam muito pouco do que aconteceu dentro da equipe. Aparentemente, a saída de Kamiya parece ter sido uma decisão pessoal do autor do videogame, provavelmente pretendendo seguir novos caminhos.
Abaixo, o comunicado oficial da PlatinumGames sobre a saída de Kamiya:
“Lamentamos anunciar que Hideki Kamiya deixará a PlatinumGames em 12 de outubro de 2023”, diz o post do estúdio japonês. “Estamos muito gratos pelas suas ideias criativas, liderança e contribuições para o crescimento da PlatinumGames desde o seu início até hoje.”
“Acreditamos que ele continuará a ter sucesso em seus próximos projetos como desenvolvedor de jogos. Estamos ansiosos para ver toda a indústria se tornar um lugar melhor graças a ele e desejamos-lhe boa sorte para o futuro.”
— PlatinumGames Inc. (@platinumgames) September 25, 2023
Neste caso podemos ver os comentários do Hideki Kamiya, ainda muito desapegado e vago, esperando para saber mais:
“Conforme anunciado pela conta oficial da PlatinumGames no X, deixarei a equipe em 12 de outubro de 2023”, relata Kamiya. “Essa decisão veio depois de muita consideração com base em minhas crenças e não foi uma decisão fácil de tomar.”
“De qualquer forma, sinto que esta escolha é a melhor. Continuarei criando coisas novas no estilo de Hideki Kamiya, espero que vocês mantenham os olhos abertos para o que vem.”
However, I feel this outcome is for the best.
I will continue to create in my Hideki Kamiya way.
I hope you'll keep your eyes peeled.
(2/2)— 神谷英樹 Hideki Kamiya (@PG_kamiya) September 25, 2023
Portanto, parece bastante claro que Kamiya ainda pretende continuar desenvolvendo videogames, mas provavelmente queria iniciar um novo caminho, ou pode ter havido algum conflito dentro da PlatinumGames.
Neste momento não é fácil tirar conclusões, mas aguardamos qualquer esclarecimento sobre o assunto. Kamiya tinha vontade de continuar seu trabalho em Scalebound e pediu várias vezes a Microsoft para que ela desse uma nova chance, mas aparecentemente a fabricante do Xbox não quis prosseguir.