Em entrevista concedida à revista Famitsu, Phil Spencer, chefe da divisão de videogames da Microsoft, pôde falar sobre o relacionamento do Xbox com os desenvolvedores japoneses e o estado de desenvolvimento dos títulos de Hideo Kojima para a plataforma, informando quem no future quer organizar um evento dedicado a apresentá-los.
Spencer: “O desenvolvimento dos jogos do Mestre Kojima está progredindo bem. Gostaríamos de organizar um evento para anunciá-los.” Vale ressaltar que Spencer falava de jogos e não de jogos, então poderia haver algo mais em jogo além de Overdose (um título rumores e nunca confirmado).
Seja como for, em uma resposta posterior, ele voltou a falar sobre o projeto único: “Está tudo bem com Kojima-san! Tenho um relacionamento de longa data com ele, mas é a primeira vez que trabalhamos juntos para criar um jogo. Como você sabe, no ano passado (2022) visitei seu estúdio, ouvi seus planos ambiciosos e também experimentei um pouco o jogo. O que é realmente incrível sobre Kojima-san é que ele tem objetivos muito altos em termos de inovação e criatividade. Ele também tem uma equipe fantástica. Ele não apareceu no programa de hoje, então algumas pessoas me perguntaram, mas eu disse que organizaremos outros eventos para fazer anúncios. Estou muito animado para poder trabalhar com Kojima-san em um projeto tão inovador.”
Quando podemos esperar ouvir mais sobre o jogo Xbox de Hideo Kojima? Spencer: “Bem, depende do Kojima-san (risos).”
Spencer também confirmou o compromisso dele e da empresa de envolver os estúdios de desenvolvimento japoneses: “Sarah (Sarah Bond) e eu viajamos pelo Japão por um longo tempo com o objetivo de estabelecer uma relação de confiança com os desenvolvedores locais. Quando as equipes de desenvolvimento precisam anunciar um jogo, há muitas opções de onde o fazer. O fato de terem escolhido o nosso palco para apresentar os seus jogos mais importantes mostra que acreditam em nós e confiam em nós.”
Resumindo, parte do trabalho já foi feito, mas devemos continuar nos comprometendo: “Claro, sabemos que devemos continuar nos comprometendo e, em particular, desejamos aprofundar nossa colaboração com a Square Enix” .
Aliás, a Square Enix é a editora japonesa com quem a Xbox parece ter as relações mais difíceis, tendo em conta a quantidade de títulos realmente importantes concedidos exclusivamente às consolas Sony e PS5, como Final Fantasy VII Remake e o iminente Final Fantasy XVI. Enquanto a Sega, Capcom e tantas outras lançam até jogos day one no Xbox Game Pass.