Parabéns! Celebração do aniversário de 15 anos do Xbox

bill-gates-xbox

Há 15 anos atrás, a Microsoft lançou seu primeiro console de Xbox.

O console original incialmente significava a abreviação de “caixa (box) com DirectX“. Ele foi concebido como uma forma de trazer o poder dos jogos da Microsoft para ganhar a vida em um aparelho autônomo. Mas essa não era a primeira investida da Gigante dos Softwares na plataforma de games.

Antes do primeiro Xbox, a Microsoft criou uma plataforma de software que era utilizada no videogame Sega Dreamcast. Baseado no Windows CE, esta plataforma usufruía dos gráficos DirectX e tecnologias de som e foi projetada para tornar mais fácil portar os jogos do Windows para o console.

Nunca descolou de forma significativa, assim com o próprio Dreamcast. Então a Microsoft decidiu criar o seu próprio console, Xbox.

O primeiro Xbox foi lançado em 2001 e foi basicamente um PC dentro de uma caixa. Suas especificações eram as seguintes: Processador Intel Pentium III 733 MHz Intel, 64 MB de RAM e um disco rígido de 8GB (!). Notavelmente, o Xbox foi o primeiro console de videogame a incluir uma unidade de disco rígido.

Também incluía uma porta Ethernet, mas a Microsoft deu uma vantagem distinta em relação aos outros consoles a partir do dia em que a Xbox Live lançada, um ano mais tarde.

O carro-chefe da Microsoft para o primeiro Xbox era um jogo exclusivo de tiro chamado Halo, que colocava o jogador na pele do herói espacial Master Chief.

Xbox-360

O sucessor do Xbox original foi revelado no dia 12 de maio de 2005. A Microsoft investiu muito na qualidade e na estabilidade de sua Xbox Live, o que a transformou em uma plataforma confiável para competições de grandes franquias de tiro, como Halo e Call of Duty. O aparelho vendeu 77 milhões de unidades, superando o PlayStation 3. No Brasil, 9,2 milhões de consoles foram vendidos. Dados oriundos do “término” da geração, mas que estes números já são maiores.

Nem tudo foram flores, o console apresentou problemas graves como a “luz vermelha da morte“. As famosas três luzes vermelhas no lugar das quatro verdes no botão power do console. Essa iluminação indicava uma falha generalizada na placa-mãe do videogame, inutilizando seu uso. A Microsoft obteve prejuízo bilionário por conta deste erro.

kinect-xbox

O Kinect também merece destaque. Lançado em 4 de novembro de 2010. O aparelho possibilita jogar sem nenhum joystick, utilizando apenas um sensor que capta as ações do próprio corpo do gamer. Esse acessório foi responsável pelas vendas da maior franquia da Microsoft na plataforma: Kinect Adventures, com 18 milhões de cópias vendidas.

Xbox-One-Vendas

Em 2013, a Microsoft lançou o Xbox One, ele chega já com nome consagrado colhido pelo sucesso do Xbox 360, mas também, nem tudo foram flores, e dessa vez a Sony saí na frente em termos de vendas. O console foi lançado com algumas políticas que deixaram os jogadores descontentes, além de ser mais caro que o seu rival, o PS4. O marketing  também foi considerado culpado por focar mais na parte de entretenimento ao invés dos jogos.

X-Box Slim

Sob novo comando, foi lançado o Xbox One S, e as vendas do console aumentaram bastante e vem superando o PS4 desde então. Phil Spencer, novo líder da divisão de games, conseguiu reinventar o console e trazer recursos bem aceitos como streaming de games para Windows 10 e a retrocompatiblidade.

projeto-scorpio

No segundo semestre do próximo ano, a Microsoft lançará o console de codinome Project Scorpio e que trará as raízes da filosofia Bill Gates novamente. O console será utilizado para fortalecer o DirectX 12 e a nova Plataforma Universal do Windows 10, além de possibilitar jogos em 4k, realidade virtual e ser o mais poderoso já lançado na história. A ideia é tornar consoles e PCs mais próximo do que nunca.

O Xbox teve uma história cheia de reviravoltas, mas que conseguiu atingir um lugar que nenhum analista ou “especialista” sonhou que pudesse chegar. Foram muitos boatos de mortes ou de vendas da divisão, análises negativas e vista como o “patinho feio” da empresa em muitos anos atrás. Mas felizmente, a Microsoft não deu ouvido e o Xbox só tem dado alegrias, principalmente aos seus compradores, onde o índice de satisfação é bem elevado.

Parabéns Xbonão! Muitos anos de vida! 😉

17 comments on “Parabéns! Celebração do aniversário de 15 anos do Xbox

  1. [off] Gente, tô querendo comprar um Surface Book, mas eu não sei se eu importo(e pago a taxa da alfandega) ou se eu compro aqui mesmo. Me ajudem aí por favor!

    1. É melhor você ir e comprar lá, dar um rolé e voltar.
      Ou mande trazer por partes, será que não vende só a ela? Iria disfarçar mais na alfandega.

  2. O Primeiro Xbox foi sensacional, era quase um PC. Mas o X360 na minha opinião está no mesmo patamar daqueles consoles que marcaram época, como Nes, Mega drive, PS1…

    Pra quem não sabe muita coisa inovadora na geração passada foi trazida pelo Xbox 360.

  3. Só algumas correções a maior franquia é HALO com mais de 60 milhões de copias o jogo Kinect la acredito que tenha sido o jogo solo mais vendido ja que se n me engano o halo 3 vendeu uns 15 milhões.
    e se n me engano a Live foi lançada em 2004 junto com o Halo 2. 🙂 corrijam se eu estiver enganado pq n tenho certeza desses dados.

  4. Parabéns meu filho, te acompanha dês da primeira versão, e pra quem gosta de JOGAR, é a melhor opção sem duvidas nenhuma, no aguardo do Scorpion

  5. Eu fui um que virei a cara para o primeiro Xbox, não pq não podia compra-lo, mas pq era da Microsoft e os problemas com Windows (Windows 98 primeira edição, Windows Millennium e mais tarde o Windows Vista tbm entrou na minha lista negra, mesmo conseguindo sair dela lá por 2011) me fizeram achar que tela azul seria constante.
    Porém, sei que a Microsoft evolui bastante em quase todos os segmentos que ela atua, estando atrasada em poucas coisas agora.
    E olhando as especificações desse primeiro Xbox, ele realmente tinha mais hardware que meu primeiro PC, comprado em 2001 tbm.

  6. “Sob novo comando, foi lançado o Xbox One S, e as vendas do console aumentaram bastante e vem superando o PS4 desde então. ”

    Superando em países isolados como o EUA, diferente do que dá a entender no texto, como se fosse em vendas mundias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *