Yang Shao, diretor de marketing da Huawei, disse por que não se envolveu trazendo mais dispositivos para o Windows Phone. Lembre-se que havia rumores de que eles iriam apresentar seu Ascend W3 no último Mobile World Congress, mas, no final, não foi anunciado qualquer Windows Phone .
As razões, de acordo com Yang Shao para não criar mais smartphones com o sistema operacional da Microsoft são várias. Embora ele disse que o ecossistema está se fortalecendo, mas não ser capaz de personalizar o sistema para se diferenciar de outros fabricantes é uma desvantagem.
Outro problema é o custo que não existe para adquirir a licença no Android, isso faz com que o preço dos smartphones aumentem em 10 por cento.
Finalmente, ele se queixou do tratamento em favor da Nokia pela Microsoft :
Agora a Microsoft e Nokia são um só, vai ser ainda mais difícil para abrir a API. Isso fará com que a competição não seja justa. O problema é a API de personalização, isso não é igualmente acessível a todos. No início todos os fabricantes de aparelhos Windows Phone eram os mesmos, mas apenas a Nokia teve acesso exclusivo a esta API. Agora que a Nokia vai ser da Microsoft este problema vai continuar.
Como você sabe os aparelhos da Nokia com Windows Phone têm certas opções de configuração com nenhum outro dispositivo tem. Estas melhorias para o sistema operacional da Nokia são devido a ter acesso a determinadas ferramentas de desenvolvimento que não estão disponíveis para outros fabricantes.
Vamos ver se no futuro a Microsoft oferece essas ferramentas para todos os fabricantes. Será que estes motivos convenceram?