Na recente entrevista de Lex Fridman com Todd Howard, o chefe da Bethesda, há também uma referência a Indiana Jones, o novo jogo em desenvolvimento na MachineGames, definido como uma “carta de amor” à série de filmes e um título há muito desejado por Howard.
Na verdade, parece que o primeiro projeto de um jogo de Indiana Jones havia sido apresentado pelo chefe da Bethesda à LucasArts já em 2009, mas por vários motivos isso não foi adiante. Apesar das excelentes instalações, na altura a Bethesda não dispunha de recursos e equipe disponíveis para se encarregar da execução da obra, que no entanto mudou nos anos seguintes.
O segundo pitch de Todd Howard para a Disney aconteceu mais recentemente, pouco antes de 2020, neste caso com uma organização mais definida por trás.
O projeto foi fixado e imediatamente confiado à MachineGames, que segundo Howard representa a equipa “perfeita” com o tema em questão. Em particular, a forma de narração, o “storytelling” da equipe responsável pela nova série Wolfenstein, enquadra-se perfeitamente num jogo centrado em Indiana Jones e os programadores estão a fazer um “trabalho incrível” com este projeto.
A supervisão do novo Indiana Jones faz parte das ocupações diárias de Howard, por isso ele tem a oportunidade de ver o jogo praticamente todos os dias e disse estar extremamente satisfeito com a forma como está a decorrer. Quanto ao gênero, segundo o chefe da Bethesda não está bem enquadrado, já que é uma mistura de diferentes características.
Quando perguntado se é uma aventura de ação, Howard respondeu que dificilmente pode ser definido de uma única maneira, visto que a equipe criativa queria experimentar coisas diferentes que foram estudadas por anos, referindo-se também a como o jogo é “um amor carta” para a série da LucasArts e Spielberg.