Intel trabalha na sua própria placa de vídeo e já tem um protótipo

intel-placa

A Nvidia e AMD logo precisarão temer um novo rival na indústria gráfica: Intel, com sua própria placa de vídeo!

A Intel não é uma novata na concepção de GPUs, mas ela quase sempre permaneceu apenas com os gráficos integrados da CPU; Não é possível rodar os jogos mais recentes em uma taxa de frames aceitáveis, mas pelo menos servem para reproduzir jogos antigos ou casuais. Se você quiser jogar a sério, você precisa de uma placa gráfica dedicada.

Agora a Intel pode entrar no setor de placas gráfica dedicadas e de acordo com uma apresentação da empresa em um evento em San Francisco, já tem até mesmo um protótipo. Em alguns aspectos é similar para aos gráficos integrados, mas com precisa operar de forma independente em uma placa.

Com um processo de fabricação de 14 nm, este protótipo tem dois chips. Um deles é a GPU em si, e o outro é o controlador de barramento de sistema; Essa é a parte que não tem um gráfico integrado, porque ele usa a mesma memória da CPU, que reafirma a ideia de que neste protótipo o gráfico integrado estava instalado em uma placa. Em particular, parece basear-se na nona geração de processadores Core da Intel, que está prevista para este ano.

A grande vantagem desse design é que ele permite aumentar as frequências; o protótipo pode dobrar a frequência que obtém o mesmo chip como gráficos integrados. Isso se traduz em maior desempenho, mas não seria espetacular em comparação com a melhor coisa no mercado.

Ao mesmo tempo, isso pode nos dar algumas pistas de onde serão as apostas; É improvável que a Intel queira lutar contra a Nvidia e AMD na faixa top. Faz sentido; lançar um concorrente para a GeForce 1080Ti ou Vega 64 seria suicida, especialmente porque a Intel não tem a bagagem que tem essas duas marcas.

Em vez disso, Intel poderia apontar para na faixa baixa e média, poderosa o suficiente para executar jogos atuais em 1080p, sem ativar todas as opções de gráficos. A verdade é que, embora os modelos high-end chamem muita atenção, são as placas de média e baixa potência que são as mais vendidas. Vamos acompanhar se isso saíra do papel.

Via

13 comments on “Intel trabalha na sua própria placa de vídeo e já tem um protótipo

  1. As onboards já tem uma tecnologia muito boa, se ela for pelo mesmo caminho vai ser uma concorrência ótima, principalmente porque ela vai querer vender PC’s com a placa junto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *