Recentemente, a Intel encerrou a produção de chips Atom para tables e celulares Android, e isso gerou muitas especulações descabidas, umas delas é de que ela estaria abandonando o mercado de dispositivos móvel.
Nós sabemos que não é bem assim, nós já postamos que o próximo “smartphone” criado pela equipe Surface da Microsoft poderia usar o processador Kaby Lake, é perfeitamente possível. Porém, pasmem, o processador do seu próximo smartphone poderá ser da Intel e trabalhará na arquitetura ARM (e não X86).
A Apple que deve ter ficado muito contente com esta novidade, já que não precisará se valer mas da Samsung, sua rival, na criação deste componente. Isso significa que a companhia poderá fazer chips ARM de 64 bits para companhias como Qualcomm e Apple, por exemplo.
Os primeiros chips de 10 nanômetros da Intel começam a ser vendidos no ano que vem. A produção dos processadores baseados nos designs da ARM está programada para o quatro trimestre de 2017, afirma a ARM.
Não sabemos se o próximo top de linha da Microsoft usará Kaby Lake ou Snapdragon 830 (que também é um monstro) Afinal, a Microsoft vai querer criar uma nova categoria de dispositivos. O melhor palpite é para a categoria “3 em 1”, assim denominada pela HP.
A Intel é uma forte parceira da Microsoft, certamente isso será reforçado. É sempre bom ver esta empresa ganhar força e ocupar cada vez mais suas fábricas.
Surfacephone em arquitetura Cisc…
Já tá chato!
?????????
x86
Sabe de nada, inoooooooooooooooocente.
Blz Marcio ? Posta o link daquele seu artigo sobre um “smart” rodando “winFull”…rs. Gde abraço.
Se todos os boatos realmente se confirmarem, provavelmente os Surface Phones serão com o Kaby Lake, um chip ARM da Intel e um Snapdragon para as versões Empresarial, Entusiastas e Consumidor, respectivamente.
Isso SE os boatos se confirmarem.
a Intel não vai “desenhar” chips ARM.. só vai produzir. É o que a Samsung faz para a Apple por exemplo, a Apple chega com o desenho dos chips Ax e a Samsung fabrica.
Qual a diferença de ARM pra x86? qual o melhor?
arm é para dispositivos móveis (menor gasto energético) e x86 para desktop. no wikipédia explica melhor
Pesquise sobre RISC E CISC.
Menos instruções, registradores, etc etc.
São mais simples, consomem menos, mas menos robustos que pode e não é legal para sistemas de alto desempenho computacional. Entre outras coisinhas.
Independente disso, imagino que seja um chip encomendado pela MS produzido pela Intel.
difícil…. pelo menos não para os primeiros “surface phones”. O custo pra desenhar um chip é absurdo, não faria sentido a MS gastar tanto dinheiro para algo que nem sabe se vai dar certo…
Se a intel conseguisse elaborar um conversor ARM-X86 otimizado para os seus Chips seria um grande avanço.
isso mata de vez o surface phone
o incrível da Intel, é que ela teve de revisar suas matérias primas. segundo o código interno da empresa, toda matéria deve ser adquirida de áreas livres de conflito. ou seja, a Intel não dá dinheiro para ditadores nem grupos que fazem dinheiro em detrimento a vida humana. Com isso, eles tem uma nova ótica sobre suas peças e dispositivos. fim do Atom e sua economia porca.