The Evil Within é um dos IPs mais interessantes que a Microsoft possui e o único no gênero survival horror. Criado por Shinji Mikami através de Tango Gameworks, The Evil Within apresenta Sebastian Castellanos, um detetive que deve encontrar o assassino Ruvik. Para fazer isso, você deve entrar na realidade paralela à nossa conhecida como STEM e descobrir o que se esconde por trás dessas mortes. O título de Shinji Mikami, que incorpora os elementos de terror de sobrevivência mais característicos do criador, teve uma sequência. Até agora, nada se sabe sobre um possível The Evil Within 3, mas a verdade é que o IP do The Evil WIthin foi renovado para “uso continuado”, como podemos ver no portal Trademarkia.
Como podemos ver na guia Trademarkia (marca registrada), o IP de The Evil Within foi renovado em 7 de agosto de 2020. E o fez para “uso continuado e aceito”. Embora isso possa ser devido a um mero formalismo legal, a verdade é que o IP ainda está vivo nas mãos da Microsoft e que esse registro pode abrir as portas para um terceiro título da saga.
No momento, a Tango Gameworks está em pleno desenvolvimento não deste IP, mas de um novo Ghostwire Tokyo. O título foi apresentado há muito tempo e tudo indica que chegará este ano; primeiro como um PS5 temporário exclusivo e depois no Xbox como um jogo Xbox Game Pass permanente.
Nessa ocasião, Mikami abandona o survival horror para nos apresentar uma história de fantasia urbana, onde um grupo de sobreviventes deve descobrir o que está acontecendo com Tóquio, depois de alguns eventos paranormais misteriosos que deram poder a certas pessoas e que alteraram a capital japonesa para sempre.