Como muitos de vocês que estão lendo isto, na última semana tivemos o State Of Play na quinta-feira e, como muitos de vocês, não fiquei nada chocado ao descobrir que não tinha absolutamente nada de interessante.
Isso não foi uma surpresa, já que a Sony avisou que iria se concentrar nos jogos já anunciados. Mas mais do que isso, não foi uma surpresa porque a Sony não anuncia nada de novo há muito tempo. Embora até fazer algumas pesquisas eu não soubesse quanto tempo. A última vez que a Sony anunciou um novo jogo single-player, de um estúdio interno interno foi em 9 de setembro de 2021.
Isso foi há pouco mais de dois anos e foi para o Wolverine da Marvel, do qual nunca vimos nenhuma filmagem de jogo e que não tem data de lançamento. Como é possível que a maior e mais bem-sucedida empresa de videogames do mundo consiga passar tanto tempo fazendo tão pouco? Por que não anunciam nada de novo e quando quebrarão o silêncio?
Não tenho resposta para essas perguntas, acho que ninguém tem. Mas você só pode presumir que isso é proposital, porque a Sony já faz isso há muito tempo. Agora está claro que não tem nada a ver com a aquisição da Activision Blizzard.
Nem porque eles tenham aversão a exibir apenas trailers pré-renderizados, anos antes de seu lançamento. Não foi exatamente isso que eles fizeram com Wolverine quando mostraram uma CG, mas também o que aconteceu com os únicos três jogos que anunciaram nos últimos dois anos: três jogos como serviço chamados (e aposto que você não se lembra dos nomes): Fairgame$, Concord e a Marathon da Bungie.
Apesar de todos dizerem que não os querem, a Sony é obcecada por jogos de serviço e prometeu 10 ou mais até 2026, embora ainda não tenha lançado nenhum. Era para haver algum já lançado, mas parece que o jogo The Last Of Us Multiplayer revelado anteriormente foi cancelado ou severamente adiado.
Ninguém se importa com esses jogos e, mesmo que o fizessem, não está claro o que é qualquer um deles, exceto Marathon que também será lançado no Xbox. Estamos na situação peculiar em que o sucesso do PlayStation 4 e 5 foi construído com base nos jogos single-player e baseados em histórias da Sony e, ainda assim, seu plano de negócios atual parece girar em torno de fazer exatamente o oposto.
Agora, não me interpretem mal, sou totalmente a favor da diversificação deles. Não tenho certeza se precisamos de mais simuladores de pai triste. Mas seguir o caminho totalmente oposto e fazer apenas jogos como serviço, jogos multiplayer online é uma loucura.
Exceto que sabemos, graças a vazamentos e anúncios de emprego, que os desenvolvedores da Sony estão trabalhando em coisas como Ghost Of Tsushima 2 e um novo jogo Horizon. Então, por que eles não falam sobre eles?
Eles foram cancelados? Eles estão esperando que algum tipo de novo hardware seja lançado antes de serem anunciados? Certamente não pode ser isso, considerando como a Sony tratou o PlayStation VR2, para o qual eles lançaram apenas um único jogo original e não anunciaram mais nada durante todo o ano.
Mal consigo compreender o quão estranho e anticonsumidor isso é. Eu ficaria furioso se tivesse gasto todo esse dinheiro em um PlayStation VR2 e depois descobrisse que era assim que a Sony iria apoiá-lo. E estamos quase no ponto em que o suporte para o PlayStation 5 não é muito melhor. Já se passaram dois anos. Dois anos sólidos.