O governo russo está considerando proibir totalmente STALKER 2: Heart of Chornobyl em seu país. A razão? Segundo um representante do governo, o jogo poderia “justificar o terrorismo” .
Segundo um responsável de um dos órgãos do governo russo, o jogo, desenvolvido pelo estúdio ucraniano GSC Game World, poderá enfrentar uma proibição total na Rússia.
Devemos lembrar que STALKER 2: Heart of Chornobyl não será vendido diretamente na Rússia, claro, mas ainda é possível adquiri-lo em formato digital por outros meios. Agora, um membro do órgão dirigente, a Duma do Estado, declarou que o jogo poderia ser completamente banido.
Em declarações à agência de notícias estatal RIA Novosti, o deputado da Duma, Anton Gorelki, disse que “medidas severas” poderiam ser tomadas se o jogo “justificar o terrorismo” ou apresentar o que o governo russo considera um sentimento “extremista” ou “anti-russo” .
O consultor jurídico Mikhail Mushailev alertou que os jogadores russos que comprarem o jogo por meio de VPN ou qualquer outro meio não direto podem ser considerados apoiadores de uma “força hostil”. Segundo Mushailev, a compra do jogo poderia atender aos requisitos do que o governo russo define como terrorismo.
No Brasil obviamente não há problema em adquirir o game, desde que você tenha um Xbox ou um PC adequado.