Warhammer 40.000: Space Marine 2 foi um dos sucessos de 2024, vendendo mais de 5 milhões de cópias. De acordo com Matt Karch, CEO da Saber Interactive e criador do jogo, custou um quarto do preço médio de um blockbuster AAA para ser feito. Segundo ele, o modelo Space Marine 2 é o futuro, enquanto o modelo de produção de US$ 400 milhões terá vida curta.
“Acho que a era dos jogos AAA de US$ 200, US$ 300, US$ 400 milhões está chegando ao fim”, disse ele em uma entrevista com Stephen Totilo, da Game File, publicada no início desta semana. “Não acho que seja necessário. Não acho que seja apropriado.” Um bom exemplo foi o Concord do Playstation que se provou um fracasso apesar de grande investimento.
Segundo estimativas, confirmadas por diversas fontes confiáveis, como o ex-presidente da PlayStation, Shawn Layden, os custos de desenvolvimento e marketing de jogos AAA mais que dobraram a cada mudança de geração de console. O primeiro Homem-Aranha para PS4 custou cerca de US$ 100 milhões, enquanto o Homem-Aranha 2 custou cerca de US$ 300 milhões. O segundo, porém, não vendeu muito mais que o primeiro, com a única vantagem de custar 10 dólares a mais.
Alguns tentam se recuperar com microtransações, mas segundo Karch o sucesso de Space Marine 2 também vem do fato de o jogo não conter sistemas que visam espremer o usuário centavo por centavo. Além disso, para ele, os custos excessivos são um dos fatores que levaram às demissões em massa que o setor está sofrendo.
O modelo a seguir, então, seria o de Space Marine 2, que ele definiu como um duplo A, com alguns elementos qualitativamente triplo A: “É um jogo sólido. Seu orçamento foi um quarto do que qualquer outra pessoa teria gasto.”