A Activision Blizzard anunciou sua intenção de trazer jogos do catálogo da Blizzard para a Steam, após anos de exclusão da loja Valve do sistema de distribuição adotado pela empresa, que havia optado por distribuir esses jogos exclusivamente no Battle.net.
Após 27 anos, o muro de exclusividade no Battle.net começa a cair e isso acontecerá a partir de Overwatch 2, que será o primeiro jogo da Blizzard a estar disponível no Steam após este longo período de remoção forçada. O jogo em questão chegará ao Steam em 10 de agosto de 2023 e depois será seguido por outros títulos, ainda a serem confirmados.
Com anúncio publicado hoje, a Blizzard confirmou que seu catálogo de jogos para PC, até agora disponível exclusivamente no Battle.net, será incluído no Steam, seguindo assim a mesma iniciativa já adotada por outras editoras no passado, como a própria Microsoft.
De fato, tendo em conta que a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft parece estar ao virar da esquina, é possível que esta decisão tenha sido motivada pela próxima mudança de gestão da empresa, que desta forma se adaptaria aos sistemas de distribuição já existentes adoptado por aquela que será a sua empresa-mãe.
O fato é que, com essa decisão, expira o exclusivo Battle.net que foi instituído pela primeira vez em 1996, desde o primeiro Diablo. Com a subsequente fusão com a Activision, alguns dos jogos desta última também passaram para o Battle.net, como alguns Call of Duty e Crash Bandicoot 4, mas parece que isso vai mudar em breve.
Overwatch 2 será, portanto, o primeiro jogo da Blizzard a chegar ao Steam em 10 de agosto de 2023, com mais a seguir, mas o título ainda estará disponível no Battle.net, é claro.
“Nosso objetivo na Blizzard é ouvir os jogadores e tentar superar suas expectativas em tudo o que fazemos“, disse Mike Ybarra, presidente da Blizzard Entertainment.
“Battle.net continuará sendo uma prioridade nossa daqui para frente, mas sabemos que os jogadores querem o Steam como uma opção viável para uma seleção de nossos jogos, e começaremos a oferecê-lo em 10 de agosto com Overwatch 2. Estamos ansiosos para trabalhar com a Valve para tornar isso possível”.
Da mesma forma, Gabe Newell elogiou esta decisão: “Jogadores e desenvolvedores se beneficiarão com a chegada de Overwatch 2 no Steam”, disse o presidente da Valve. “Os jogadores terão outra plataforma onde podem jogar seus títulos favoritos, que usa os recursos do Steam e os desenvolvedores se beneficiarão dos efeitos dessa colaboração entre a Blizzard e o Steam para aumentar os recursos e opções do jogo”.