A juíza Jacqueline Scott Corley negou o pedido da FTC para bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft até que o recurso seja resolvido, uma medida que a comissão antitruste dos EUA fez na tentativa de ganhar tempo.
“A FTC está pedindo a este tribunal que bloqueie a fusão em questão enquanto se aguarda a resolução do recurso da FTC ao Tribunal de Apelações do Nono Circuito. Esta moção foi NEGADA“, diz a decisão do juiz Corley, a mesma que determinou a vitória da Microsoft no processo contra a FTC .
Conforme relatado, a FTC recorreu da decisão do juiz, mas os tempos são muito apertados e é por isso que o órgão regulatório dos EUA tentou o caminho de um bloqueio temporário, o que poderia conceder ao tribunal do Nono Circuito a margem necessária para deliberar.
Do ponto de vista da Microsoft, teria sido melhor se a juíza tivesse anexado (e, portanto, reiterado) os motivos da recusa, de modo a atribuir um valor diferente ao documento, mas o fato é que o FTC está em uma corrida contra o tempo por causa da própria estratégia antitruste.
Agora faltam cerca de 20 horas até o final da ordem de restrição, após o que a proprietária do Xbox poderá finalizar a aquisição e, nesse ponto, claramente não haverá apelação. No entanto, resta a possibilidade de o tribunal se manifestar antes que isso aconteça: será um fim de semana movimentado.
No Brasil, se até as 4 da amanhã do sábado o tribunal não se manifestar pelo bloqueio, então a Microsoft pode fechar a compra e a Activision é dela. Ainda falta a Microsoft se manifestar, então tem que escolher três juízes para decidir isso em pouco tempo, é muito difícil a FTC conseguir isso, e mesmo que consiga os analistas poiam que a Microsoft será vitoriosa, mas ainda não está ganho.