Segundo reiterou o jornalista Tom Warren, nem todos os jogos otimizados para PS5 Pro rodarão a 60 fps: haverá exceções e a Sony não exigirá esse tipo de desempenho como condição necessária para obter a certificação.
Warren relatou em abril passado uma série de informações, que disse virem de fontes internas, que ilustravam os detalhes do processo através do qual os desenvolvedores podem obter o cobiçado selo “PS5 Pro Enhanced” para seus jogos, e que não prevê chegar inevitavelmente aos 60 frames por segundo.
De acordo com esses dados, você poderá escolher se deseja aumentar a resolução com a mesma taxa de quadros, ativar efeitos de Ray Tracing sempre com a mesma taxa de quadros ou aumentar os quadros, possivelmente trazendo-os de 30 para 60, mas a última condição não será obrigatório.
A certificação, em qualquer caso, será negada se as melhorias não forem claras e perceptíveis: a simples estabilização do desempenho não será suficiente, por exemplo, nem a transição de uma resolução variável para outra, mesmo com valores em média superiores.
As palavras de Tom Warren são particularmente interessantes à luz dos últimos desenvolvimentos ligados ao GTA 6, que segundo a Digital Foundry não correrá a 60 fps na PS5 Pro e poderá portanto constituir uma das excepções a que se referiu o jornalista do The Verge.
Certamente saberemos nos próximos meses como estão as coisas, tanto no que diz respeito à certificação PS5 Pro como às especificações do GTA 6.