Leitor testa o Continuum no Windows 10 Mobile e comenta suas impressões

continuum-01

Um leitor do Windows Club enviou suas impressões acerca de um dos recursos mais cobiçados do Windows 10 Mobile, o Continuum. Abaixo você pode conferir as impressões iniciais.

Olá!

Eu ganhei uma pequena competição realizada pela Microsoft Suíça que me permitiu visitar o evento “Windows 10 Devices” ontem em Kaufhausen Zurich. Lá, eu fui capaz de testar o Surface Pro 4 (ainda não lançado na Suíça) e o Lumia 950 (XL).

Enquanto  experimentava o Lumia 950 XL, eu tive a oportunidade de testar o Continuum. Ele estava obviamente ainda em Beta, então depois de perguntar se podia experimentar, o funcionário da Microsoft mostrou o dispositivo conectado ao Munchkin (dock) e, brincando, disse: “Eu não vi nada”. E lá foi eu testar este recurso “escondido”. E há apenas uma palavra para descrever isso: incrível!

Primeira coisa que reparei: Lembra daquele vídeo vazada da Continuum? (coloquei no final da matéria) Ao configurar o recurso, este vídeo abriu como introdução. Não tenho certeza se é definitivo ou se é planejado para ser uma propaganda publicitária.

A interface do usuário de desktop pede os elementos da interface do usuário do telefone. Ao clicar no botão de início, a tela inicial desaparece no telefone, pois é um aplicativo independente. Todos os aplicativos universais com interface para desktop funcionaram fora da caixa. Edge, Fotos, Office, tudo estava parecendo da mesma forma que o desktop. Aplicativos universais sem interface desktop e aplicativos “não-universais” ficaram acinzentados… mas foi dada a opção para abri-los no telefone. No topo você pode tocar em uma notificação (Connected to display) e usar o touchpad. Ao clicar em uma caixa de texto, aparece o teclado do telefone.

O recurso simultâneo funcionou muito bem. Eu fui capaz de abrir apps no telefone e na área de trabalho ao mesmo tempo. A barra de tarefas é uma entidade autônoma. Abrir aplicativos no telefone não faz com que eles apareçam na barra de tarefas.

A coisa que mais me surpreendeu foi quando eu estava a tentar usar o Word e aconteceu:

Eu comecei a usar o Word no ambiente de trabalho, depois fui para o Edge que já estava aberto, baixei um arquivo docx de 50 páginas, que voltou para o Word e abriu.

Dentro de um curto espaço de tempo, eu fui capaz de percorrer e com problemas de processamento de pequeno porte, que funcionou perfeitamente bem. Todo o processo foi muito rápido sem soluços! Foi realmente ótimo ver que eu era capaz de usá-lo mais ou menos como em um PC.

Iniciar a câmera na área de trabalho fará com que a câmera do Lumia possa ser utilizada. O botão do obturador tira uma foto sem abrir o aplicativo na interface do telefone. Caso você veja um vídeo, mas esteja usando um monitor sem áudio, o som sairá através do alto-falante do telefone enquanto o vídeo estiver passando no monitor.

Por último, o funcionário da Microsoft disse que também é possível ligá-lo uma tela touch e até mesmo usar o toque no visor. Suporte para Webcam é desconhecido. E sim, Alt+F4 funciona.

Como de costume em software beta, eu tive problemas duas vezes ao tentar usar simultaneamente o telefone e o desktop, aplicativos do Office tendiam a ser instáveis, o aplicativo fotos levou um longo tempo para carregar imagens na primeira execução, etc. Ainda há algum polimento a fazer.

Apesar de tudo, eu estava realmente espantado como a coisa toda funcionou. Eu posso realmente ver o potencial para isso quando mais aplicativos universais chegarem com a interface móvel e desktop. Foi realmente muito rápido, parecia certo de usá-lo com multitarefa, eu posso vê-lo como uma ferramenta séria para a produtividade.

Observação: O vídeo vazado que a matéria faz menção é este:

[youtube]f0CwFRQv-Vs[/youtube]

O que vocês acharam? Será que a Microsoft irá conseguir transformar smartphones em PCs? – algo que ninguém conseguiu até então. Deixe sua opinião.

10 comments on “Leitor testa o Continuum no Windows 10 Mobile e comenta suas impressões

  1. Eu lembro de quando comprei um Motorola Atrix, que vinha com uma dock (com portas USB, HDMI e etc) que quando vc plugava um monitor, um teclado e um mouse ao colocar o celular na dock ele abria uma interface com cara de Linux, mas que não possuía nenhuma integração com o celular, quase como se fosse um desktop virtualizado rodando no hardware do celular, usei poucas vezes, pois o hardware do celular não tinha tanto poder, então ficava uma coisa meio estranha, um pouco lenta e tals, eles ainda vendiam uma dock que lembrava um notebook! Eu sempre olhava aquilo e imaginava, esse é o futuro, quando alguém fizer isso descentemente será o fim do PC desktop… Bom… não sei se é isso que a Microsoft quer, mas se acertarem a mão, se o hardware for capaz de quase se igualar a um Desktop simples, muita gente que já não usa mais o PC, jamais terá um, vai sobrar desktop apenas no ambiente corporativo e nas mãos dos hardusers! Estou ansioso por isso….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *