Lenovo viu suas contas sangrarem, Android continua péssimo e vai focar em “novas de rejuvencer os PCs”

lenovo-transform

A Lenovo perdeu sua posição como a maior fabricante de PCs do mundo, uma vez que a HP Inc. e a Dell Inc. recuperam clientes. A Lenovo Group Ltd. publicou uma perda trimestral surpreendente depois de perder a forte presença nos computadores pessoais, enquanto sua divisão de smartphones continua sangrando dinheiro.

O maior fabricante de PCs da China registrou uma perda líquida de US $ 72 milhões nos três meses encerrados em junho. Isso levou uma queda em suas ações na bolsa de valores de 4,2% em Hong Kong para seu nível “intraday”, o mais baixo em mais de um ano.

Seu negócio de smartphones e servidores, ampliados através de aquisições de vários bilhões de dólares, novamente lutaram para ganhar dinheiro em meio a restrições de oferta, aumento de custos e preços agressivos de concorrentes. O Diretor de Operações, Gianfranco Lanci, disse que espera que os custos dos componentes essenciais, como chips de memória, continuem aumentando ao longo do resto do ano, embora a um ritmo mais lento.

A receita do período caiu um pouco para US $ 10 bilhões, as previsões indicavam que seria US$ 9,9 bilhões. O presidente Yang Yuanqing afirmou que está explorando maneiras de rejuvenescer o seu negócio principal que são os PCs.

A Lenovo adiquiriu a divisão PC da IMB em 2005, e tenha sido compensada pois ela se tornou uma das líderes do mercado, porém as compras em 2014 de servidores da IBM e da Motorola Mobility não se mostraram bons negócios até agora. A divisão informou um declínio de 6% nos PC para 12,4 milhões de unidades.

“Uma vez que o PC é o único segmento rentável da Lenovo, esses dados contrariarão a rentabilidade”, afirmou Kai Qian e Liping Zhao, analistas da China International Capital Corp., em um relatório antes dos ganhos.

A Lenovo terá que se reinventar nos smartphones e nos PCs, principalmente neste último, pois é o seu principal ganha pão. O Android ainda está longe de dar o resultado esperado para a Lenovo (e talvez nunca dará), e a principal aposta é “rejuvenescer o mercado de PCs”.

57 comments on “Lenovo viu suas contas sangrarem, Android continua péssimo e vai focar em “novas de rejuvencer os PCs”

      1. Rapaz veja bem.

        A Lenovo nunca foi, não é e pela situação nunca vai ser referencia no setor mobile, comprou a Motorola para tentar conseguir algo já que sua participação era muito pequena e não obteve sucesso, tentou elevar a Motorola como marca premium e não deu certo, matou a Motorola e criou a Lenovo By Moto e não deu certo, Vai voltar com a Motorola mas sem um posicionamento aparente, linha G que era a referencia da Motorola a Lenovo destruiu, até a subsidiária ZUK pelo jeito morreu. A Asus com menos tempo de mercado conseguiu o que a Lenovo tenta a anos.

        Não fanatismo, é a realidade que vocês acham que não existe só por ela usar o Android kkkkk e a coitada não está sozinha, a HTC, LG, Sony ( esta ultima apesar de recuperada um pouco) e varias outras operam no vermelho.

        1. Falou tudo, concordo com vc, e enquanto isso… A Microsoft continua jogando dinheiro fora com o desenvolvimento do Mobile ( segundo os haters), e também a anos tem um “smartphone” que não sai dos noticiarios que ainda esta desenvolvimento também ? huuuuum

          1. quem é você kkkkk tá sem argumento mesmo, motorola vendendo bastante celulares pra desespero dos fanboys, ao contrario da microsoft que nem sabe mais o que quer.

          2. Em maio desse ano saiu um relatório onde mostra que a Lenovo vendeu um pouco mais de 2 milhões de aparelhos mas a receita caiu isso aqui no brasil onde ainda vende consideravelmente bem. Ah algum tempo atrás vi varias noticias dizendo que a ”Compra da Motorola pela Lenovo não tinha da do certo”.

            Está vendendo muito mas e lucrando? Como investir sem ter retorno? A Microsoft ao menos reconheceu que errou e para o ”desespero” ela sabe o que quer, acontece que os aliens não entendem.

          3. bing é melhor.

            adoro ir busca no bing, e o bing ir buscar no google para me dar o retorno, par me iludir.

            não pera, esses são os xoxonetas microsofitinianos.

  1. ” O Android ainda está longe de dar o resultado esperado para a Lenovo”

    Como se o Android fosse o responsável pelo sucesso ou o fracasso de alguma coisa.

    Para as empresas que estão sangrando nas vendas de notebooks, vamos dizer que o Windows também não está dando o resultado esperado por essas empresas?

    Patético.

    1. Mas diferente do WINDOWS.

      O ANDROID é o que todo mundo está comprando, vejo direto as pessoas aqui mesmo dizendo que não precisa de PC mais, ou seja, a ironia (que você não captou) é que ela está perdendo com o que tecnicamente está vendendo muito.

    2. o Jorge sempre foi exagerado em tudo mas entendo o lado dele, por muitas vezes vimos haters dizendo q qualquer empresa com windows phone fracassaria mas se coloca-se android o negócio daria lucro… ai é q está o android está saturado e poucas empresas lucram.

    3. Já está mais do que na hora de você abandonar tudo que é relacionado ao universo da Microsoft. Sua opinião em nada contribui aqui no blog. Apenas um eco de repulsa aos produtos com Windows integrado.

      1. Negativo. Gosto muito do meu Windows 10 no PC, adoro meu Xbox One, não troco o MS Office por nada e o Skype me permite fazer ligações para o Brasil praticamente de graça.

        Só porque rebato as mentiras escritas aqui e isso te magoa lá no fundo, não significa que vou parar de comentar.

        Não aguenta ler a verdade? Me bloqueie e pare de sofrer.

  2. Acho que a questão é a incompetência da Lenovo no ramo de smartphones. É só dar uma rápida pesquisada sobre as reclamações sobre a linha Vibe.

    1. Apenas corrigindo.
      Pelo que entendi o Jorge disse que eles tiveram prejuizos.
      E você pode até vender muito um produto e ele dar prejuízo se não alcançar certo volume de vendas.
      Não foi dito que não venderam aparelhos.
      Gosto da Lenovo, e acredito que só quem lucra com Smartphone Android atualmente são: Google, Samsung e Snapdragon.
      Todas de alguma forma lucram com seu ganho de usuários e informações, utilização de seus próprios componentes e patentes e venda de processadores respectivamente.

      1. É exatamente isso. As OEMs não lucram exatamente com as vendas dos smartphones, mas os utilizam como “ENGINEERING SHOWCASE”, isso é, para mostrar ao mundo suas novas tecnologias e assim vendê-las para outras fabricantes, lucrando assim com a venda de tais componentes e/ou patentes.

        É só ver a quantidade de aparelhos possuem componentes da Sony, por exemplo.

    2. Olhou o número de vendas dos PCs? Eles venderam mais que os smartphones e mesmo assim foi péssimo.

      Ninguém falou que os Motorolas não vendem, só falamos que os motorolas não lucram. Simples.

  3. Falou tudo, concordo com vc, e enquanto isso… A Microsoft continua jogando dinheiro fora com o desenvolvimento do Mobile ( segundo os haters), e também a anos tem um “smartphone” que não sai dos noticiarios que ainda esta desenvolvimento também ? huuuuum

  4. E as suas, contribuem em que aqui e em outros blogs? “Então”, “Enfim”, “Mais do mesmo”. Só sabe escrever isso e mais nada de útil.Pelo menos exponho minhas opiniões e tento ao máximo baseá-las em fatos e não em rumores intermináveis.No mais, gosto muito do meu Windows 10 no PC, adoro meu Xbox One, não troco o MS Office por nada e o Skype me permite fazer ligações para o Brasil praticamente de graça.Só porque rebato as mentiras escritas aqui e isso te magoa lá no fundo, não significa que vou parar de comentar.Não aguenta ler a verdade? Me bloqueie e pare de sofrer.

  5. A maior burrada da Lenovo foi tirar uma marca forte como a IBM para trocar pela marca própria explicado pq ela cresceu em celulares e não em PC manteve a patente Motorola disputando com a própria marca… Mas com a IBM é diferente IBM era símbolo de status a marca em si impunha respeito uma dica para Lenovo volta a por a marca IBM nos computadores e ver se ela não cresce novamente no ramo de computadores

  6. Não é de hoje que a Lenovo tem prejuízos com a divisão mobile, essas empresas tem que entender que a única empresa que faz dinheiro com o Android é a Samsung, a Motorola de uns anos pra cá caiu muito em questão de gosto sem contar a forte concorrência com outras marcas que estão fazendo de tudo para tirar o topo da Samsung…

    1. Notícia original: Lenovo tem prejuízo no setor de data centers, PCs e mobile.

      Notícia versão Jorge: Android está dando prejuízo à Lenovo.

  7. Falou tudo, concordo com vc, e enquanto isso… A Microsoft continua jogando dinheiro fora com o desenvolvimento do Mobile ( segundo os haters), e também a anos tem um “smartphone” que não sai dos noticiarios que ainda esta desenvolvimento também ? huuuuum

  8. A Lenovo errou muito a estratégia no mobile, pelo menos aqui no Brasil, comprei um Vibe A7010 quando lançou, aparelho lindo, som excelente dolby atmos, mas processador mediatek ferrando tudo, cada build novo, um bug novo, celular de 1.200 conto com mediatek não dá… aí dá 3 meses o aparelho some do mercado pra chegada do Vibe K5, que logo sumiu pra dar lugar ao Moto G4, que logo foi substituido pelo Vibe K6, que tb logo veio o Moto G5…. um em cima do outro, coisa de 2 meses a diferença entre um e outro e sem muitas alterações, design basicamente e uma coisinha ou outra, nada que justificasse tanta pressa e não é questão de ter varios no mercado ao mesmo tempo, é que literalmente eles substituem um pelo outro nos quiosques, nas publicidades, o aparelho anterior “some”. Aí antes não iam mais usar a marca Motorola, dá alguns meses voltam atrás, vão lançar tudo como Motorola agora… Lenovo muito perdida em um segmento em que a Samsung, Xiaomi e outras já acharam um rumo mais definido.

          1. Hahahaha, olha se você não vê o ranking global dos smartphones mais vendidos do muito sinto muito, Mas as 5 primeiras posições são dominadas pelos Galaxy s8, iPhones 7 e xiaomi.
            Aliás não sei se você sabe mas o seu ciclo diário não representa a realidade do mercado tá…

          2. Relaxa, ele só esqueceu que o Windows Mobile mais vendido do mundo custava 19 dólares no Walmart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *