Quanto mais opções, sem dúvida alguma, é melhor para o consumidor. A concorrência é algo que precisa ser promovido, atualmente, isso nós não enxergamos no mercado de smartphones. De um lado, temos a Apple lançando smartphones top de linha a partir de U$ 999 dólares e do outro o Android. Não temos grande oferta de opções. Entretanto, há que busque ainda mudar isso.
A Purism uma empresa conhecida por vender computadores com o GNU/Linux instalado, possui também um projeto de lançar um “smartphone” seguindo o mesmo modelo, a empresa quer vender telefones com o GNU/Linux pré-instalado.
O Librem 5 segue o modelo de crowdfunding, que foi o mesmo modelo adotado pelo Ubuntu Edge e que infelizmente não arrecadou o valor esperado para tirar o projeto do papel. A Purism está pedindo $ 1.500.000 para começar a fabricação dos dispositivos, e já arrecadou U$ 338 mil dólares, 22% na missão.
O Librem 5 se anuncia como um telefone focado em segurança e privacidade em seu crowdfunding. Ele vem com PureOS e capacidade de trabalhar com a maioria das distribuições GNU Linux, e parece que o Plasma Mobile será uma das opções. Ele possui uma opção similar ao “Continuum” do Windows 10 Mobile.
[youtube]QUiYmtGL1EE[/youtube]
Esperamos que o Librem 5 tem mais sorte que o Ubuntu Edge. Apesar de não possuírem Windows, a nossa maior preferência, é bonito ver empresas trazendo novas ideias ao mercado.
O que vocês acharam?
Ubuntu tem maior potencial como sistema, esse ai além de fraco como sistema ainda tem especificações ultrapassadas pelo valor unitário do dispositivo.
mano, para de bostejar
Mas é mano, o Ubuntu Phone (Hardware e software) era bem superior que esse projeto aí!
era tão superior que a canonical não só desistiu do ubuntu phone como também do próprio unity
aquilo era uma bosta, uma gambiarra… pior que a ideia do zorze de rodar windows 10 em arm com emulador de android
Falando mal do Ubuntu? HATER!!
Minha ideia não, emuladores Android tem aí há muito tempo, usa quem tem interesse.
Superior em que ? Só pq era mais bonitinho ? Sabe oq é ppa ? Sabe oq são os repositórios? Não fala merda
Sei, eu uso a distribuição Linux
Fraco como o sistema ? O kernel dele é gnu/Linux, roda aplicação de qualquer distro, vc é ignorante e acha q sistema é só interface
Amigo, não precisa ser muito inteligente para interpretar o que falei sobre o Ubuntu,não escrevi meu comentário baseado em interface que por sinal é uma porcaria visual.
Não, não escreveu não, fala que a droga do ubuntu phone tem mais potencial que um sistema que tem ppas compatíveis com todas as distros é oq ? Para de falar merda,
Eles estavam trabalhando com a equipe do Gnome e agora parece que vão trabalhar também com a do KDE para levar o Plasma Mobile. Dessa forma dá para instalar “qualquer” distro linux e usar a interface do Plasma Mobile ou do Gnome adaptado.
E não tem nada a ver com o continuum. O continuum é um sistema mobile que se adapta a tela grande. Já nesse caso é um sistema desktop que se adapta a tela pequena.
Seria mais ou menos parecido com o que vocês sonham com o Windows 10 desktop em ARM rodando em uma tela pequena com uma shell adaptada.
Se os caras conseguirem fazer isso antes da MS eu vou rir até rasgar o c*
”Por meio do “Composable Shell” ou “CShell”, a UI do usuário será completamente adaptável, proporcionando uma experiência única e unificada em todo dispositivo equipado com Windows 10, sem importar o tamanho de sua tela. Tudo na UI do sistema será automaticamente adaptado para todo tipo de tela”
Vamos ver quem faz primeiro né.
Esse composable shell é tão lendário quando o surface phone.
cadê a documentação oficial dele?
o do plasma mobile tá aqui: plasma-mobile.org
É tão lendário que já faz parte do sistema e das bulids mais recentes.
tá, mas cadê a MS falando dele, quero algo oficial
Medo, muito medo…
Espero que não seja tão feio como esse do vídeo ai.
Mas é.
Aquilo está longe de ser a versão final
Mas o KDE também é pesadinho, apesar de bem polido. Vão precisar de um conjunto Software/Hardware bem otimizado, porque o Unity da Ubuntu não funcionava tão bem assim num hardware modesto.
se vc pegar o kde neon, que é bem limpo, é leve
A interface que aquela startup brasileira criou é muito bonita e leve também, aliais, não sei se eles criaram ou pegaram de outra distribuição, mas ela esta bem fluida. A distribuição se chama “Endless OS”, ela é bem inspirada no iOS, se desse para enfiar num smartphone seria bacana.
Noticias de Mac, Noticias de Linux, já tá na hora do blog mudar de nome.
Meu-Club.com.br
Tudo está de certa forma relacionado ao Windows, estes dados são importantes para fundamentar inclusive matérias futuras:
você acha que o Windows foi o primeiro sistema a ter um “continuum” ?
Que funcione?! Sim!
Acho q ele não precisava de uma dessa
pena que ele errrrrrrrrou
deixa eu te mostrar o motorola atrix de 2011, seis anos atrás
https://assets.pcmag.com/media/images/247981-motorola-atrix-4g-at-t-webtop.jpg
Nossa essa bosta ai que nao servia pra nada????? Eu cai na labia deles e comprei essa merda ai joguei na parede!!!!! Porcaria do atrix…. Affff
E o continuum serve pra muita coisa né
Opa e como serve! Faz tudo que o desktop faz! Claro não tem a mesma potencia de um full desktop… Mas realmente fiquei meio com pe atrás quando a MS lançou… Hoje ainda nao e tudo que pode ser…. Mas provavelmente tera um upgrade nesta ideia que nao deve estar muito longe!!! A unica coisa que acho que falta nele e no mobile e xbox também é um gerenciador de arquivos como o windows explorer em forma moderna, que tenha acesso a rede local!! So o que falta e isso!!!
Mas se comparando ao atriz… O continuum é muito a frente!!!
Ainda que custou uma facada, não veio com a dock que prometia vir junto, nada funcionava de forma satisfatória! Além de ter ficado obsoleto em menos de um ano!!!! E a tela não era das maiores… Realmente ele existiu, mas funcionar de forma satisfatória mínima como desktop, igual o continuum que também tenho faz…. Não a motorola nao foi capaz, apesar te ter realmente feito algo similar ao continuum!!!
E quem disse que esse site precisa ter coisas relacionadas a windows ?
de uns tempos pra cá, esse site virou DiarioDoJorgin.blogspot.com, onde ele posta apenas coisas que gosta, seja relacionadas a windows ou a joguinho que ele curte
… acho q esse aí vai ter o mesmo destino do Ubuntu/Canonical… mas, vejamos como vais se desenrolar…
É o que eu já falei. Empresas como Google, Apple, Microsoft, Samsung e outras estão amarradas a seus investidores e eles tem menos liberdade para inovar. Qualquer erro e as ações da empresas despencam, vide a Apple com o problema no Face ID… E não se esqueçam que produtos Windows já deram tela azul da morte ao vivo. Até com a Nintendo, já vimos o Wii Motion Plus falhar ao vivo numa demonstração de Zelda. Com isso, as ações despencam. Todo cuidado é pouco, na hora de mostrar algo novo.
Essas pequenas startups ainda pensam fora da caixa, muitas delas não tem muito a perder fazendo essas campanhas e por isso eu acho que a inovação que a área mobile precisa, um dia vai chegar através de uma dessas campanhas.
Clap clap clap…
Tem cara de Smatphone; gosto de Tamarino; mas é Tablet.
Mais feio que o próprio Linux
Já viu o Deepin?
mais feio que o ruindows impossivel………..e linux é kernel animal, desde quando codigo tem aparencia ?
Pow tudo é melhor que ANDROID… ta valendo esse ai….
Ai mais é feio…
tem concurso de beleza ai embaixo???
Parece o android 1 da google
Pow acredito que se lançarem um Smartphone com REMIX OS (Que é o unico android modificado que realmente presta) nessas campanhas ele vai dar certo.
Remix OS já era.
O projeto já foi descontinuado em Julho.
Não convence, assim como o Tizen (“Bada recauchutado”) e o Sailfish OS, os únicos que ainda estão tentando alguma coisa (e obviamente, estão falhando).
As terceiras e quartas alternativas ainda continuam sendo para entusiastas mesmo. Consumidor médio não quer nem saber, uma vez que o Android ou o iOS já suprem o que eles querem.
O Windows é a terceira alternativa de SO móvel que mais chegou perto de interessar entusiastas e consumidor médio (mas o segundo não necessariamente por méritos próprios, e sim por causa da Nokia). Hoje, até interessar os entusiastas está difícil.
Se o MeeGo não tivesse sido precocemente descontinuado e se dividido nos projetos da Samsung e da Jolla, provavelmente estaria dando trabalho pra Google e Apple atualmente.