Um dos jogos mais comentados desta Gamescom é Lies of P, um novo souls-like que se baseia na história de Pinóquio e nos coloca no lugar do fantoche que quer se tornar uma criança de verdade. Pode parecer uma premissa absurda, mas os desenvolvedores explicaram que existem três grandes razões para escolher Pinóquio: familiaridade, obscuridade e variedade. Vamos aprofundá-las.
Quanto à familiaridade, os desenvolvedores queriam “encontrar algo que fosse bem conhecido, porque é o nosso primeiro souls-like”. A equipe, conforme explicou o diretor Choi Ji-Won ao IGN USA, queria poder contar com um grupo de usuários que já eram fãs do tema. Ji-Won afirma: “Então, primeiro escolhemos uma história famosa e depois a personalizamos”.
Quanto à obscuridade, Ji-Won explica que a versão mais conhecida de Pinóquio no ocidente é a da Disney, que obviamente é projetada para um público muito jovem. A verdade, porém, é que a história original de Carlo Collodi é muito mais sombria e para adultos. Então existe o material para criar um dark souls, como é típico do gênero.
Finalmente, a equipe escolheu Pinóquio como fonte de inspiração porque eles se encontram viajando em muitos ambientes diferentes. Não haverá níveis dentro da barriga de uma baleia, mas “Pinóquio tem configurações diferentes. Pinóquio começa na casa de Gepeto, depois entra no oceano, depois em uma baleia. É por isso que percebemos Pinóquio como muito interessante para o nosso jogo.” .