Lumia 950 XL com Snapdragon 810 tá quente? Refrigeração líquida nele!

lumia-940-xl-cooler

Você deve lembrar de uma piada que fizemos quando soubemos que o Lumia  940 950 XL iria utilizar o Snapdragon 810 (recorde aqui).

O problema do Snapdragon 810 é seu aquecimento. Nós já falamos dos excelentes benefícios deste processador aqui, porém o medo seria que na prática ele prejudicasse o desempenho do Lumia 950 XL por ser muito quente.

Parece que não vamos precisar ter medo. A Microsoft anunciou que os Lumias 950 e 950 XL terão refrigeração líquida semelhante ao que já vimos no Surface.

Mas o que é Refrigeração Líquida?

Também chamado de “coolers de água” ou “sistemas de resfriamento à base d’água”, os sistemas de refrigeração a líquido são difíceis de serem encontrados. Não pense que seja por desinteresse dos fabricantes, mas é pelo fato desta tecnologia ter um custo alto – pelo menos para o Brasil.

Os benefícios são muitos. Além da redução de temperatura, O resfriamento à base de líquido reduz o nível de ruído consideravelmente, justamente porque não existe uma ventoinha ativa o tempo todo. Além disso, por conseguir refrigerar o processador de forma mais eficiente, este sistema prolonga a vida da CPU e garante a execução de tarefas com maior eficiência. Este último benefícios foi relatado pela Microsoft no evento do anuncio do Lumia em questão.

É assim que a Microsoft deverá deixar seu Lumia frio, e claro que o policarbonato também ajuda. O bacana disso tudo é que é esperado uma vida útil ainda maior do aparelho.

E você o que achou da Microsoft ter colocado este sistema em seus novos smartphones?

39 comments on “Lumia 950 XL com Snapdragon 810 tá quente? Refrigeração líquida nele!

  1. Santo Odin… Que matéria péssima. Carece de informação e o cara faz uma alusão pura e ineficiente com relação aos PC’s e WaterCoolers… Só Odin mesmo pra salvar

    1. Sinto muito, mas o que você falou não tem nada relacionado a matéria.

      A Microsoft trouxe isso do Surface e comentamos sobre como o sistema funciona.

      1. é claro que você não tem um sistema igual do PC com bloco da cpu + cooler + radiador, provavelmente é uma chapa de acho oca com um liquido refrigerante que esfria e evapora, levando assim o calor da base da CPU pra parte traseira da chapa, dissipando o calor gerado, se não me engano até hoje só teve 2 smartphones com tal tecnologia e se não me engano o outro foi da sony.

    2. Não vi nada de mais, ele apenas explicou o que é um WC pra quem não sabe, o único erro que eu achei foi em relação ao preço, pois hoje em dia eles estão bem acessíveis, no mais a matéria tá ok

      1. o preço sim, mas para implantar em um smart é outro nível… primeiro tem que ser miniaturizado, segundo a tecnologia tem que ser adaptada para receber essa alteração e terceiro se adiciona aos demais custos, se fosse barato todas tinham feito… 😀

    3. N vi nada de errado, os novos lumias realmente possuem refrigeração líquida, e a matéria só esta falando disso, e do q eh um water cooler para quem não conhece. De resto ta td certo, se faltou informações foi pq isso foi apresentado hoje, e nao existe quase nada de documentação oficial alem do que já foi mostrado ao vivo no palco.

      1. Pra mim, careceu demais…. Não tem nada demais para o que a MS chamou de “inovação” no evento ( Sim eu assisti ). Fica de curiosidade a quem quer se iterar mais sobre a “nova” tecnologia. A NEC produziu esse ideia de arrefecimento liquido para smartphones em 2013… Todos os detalhes da tecnologia voce encontra no site oficial.
        http://www.n-keitai.com/index.html

        1. A questão não é ser inovador ou nao, e sim resolver o problema que todos os outros smartphones que usaram este processador enfrentaram. Lumias top de linha ja esquentam MUITO deste o Lumia 920, usar o Snapdragon 810 requer que a microsoft solucione o problema de aquecimento, e foi simplesmente isso que ela fez, ao menos na teoria. Em questão de inovação, fica as outras funções do aparelho, como por exemplo o Continuum

        2. Inovador sim, no sentido que só era usado em certos dispositivos, porém esta sendo usado em um Smartphone, mas se fosse um iPhone da vida, ou um celular top com Android, todo mundo diria que era a maior inovação, prova que é inovação, que todo mundo ficou surpreso, e perguntando se existia tal tecnologia, aprenda, nem todo mundo lê sobre tecnologia como a gente.

          1. pior que é verdade… por exemplo… reconhecimento via digital já era uma tecnologia até que comum, foi colocar um iphone e em um samsung que a coisa virou fantástica… mimimi de fanboy e hater… liga não brother…

  2. Mesmo com esse sistema, o Daniel Rubino do Windows Central percebeu um leve aquecimento na área do processador, nada demais segundo ele, mas realmente perceptível. Tomara que seja apenas no aparelho de demonstração:(

  3. hm… Caramba isso deve esquentar mesmo, hein? Tou achando tudo isso muito apertado. Espero que a solução impeça a vergonha de vermos um recente lumia pegar fogo, aquecer demais ou sei la qual dano que possa ser causado com calor excessivo, e que possa impactar nas vendas de uma linha que já nao vende expressivamente…

    1. Aquele caso nada tinha a ver com aquecimento, foi problema quando estava carregando, semelhante ao que aconteceu com Samsung, iPhone e outros. Vergonha? Que vergonha há em aquecer? TODOS os tops aquecem, mais potência mais aquecimento, sempre foi um fato.

  4. Olha, não é por nada não. Mas acho que quando a Microsoft se referiu à refrigeração líquida, quis dizer algo como um heat pipe.

      1. Me desculpa novamente, mas você deu a entender que refrigeração líquida É algo similar ao water cooler. Eu sequer notei a imagem.

          1. O blog deixou transparecer que o sistema de refrigeração dos L950 seriam similares aos water cooler, e eu acho que serão heat pipes.

          2. Certo, isso eu entendi, boiei porque achava que heat pipe e water cooler eram similares no que se refere a refrigeração liquida.

  5. É uma tecnologia que já possuem experiência do Surface Pro 3 e melhorado agora no Surface Pro 4, provavelmente funcionará muito bem e será o primeiro smartphone do mundo a funcionar plenamente bem com Snapdragon 810. Sem contar que o 950 e seu Snapdragon 808 também possuem, melhor ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *