O Windows Phone pode ainda não ter chegado perto dos seus concorrentes em termos de participação de mercado, mas uma coisa que poucos se dão conta é: será que dá lucro para a Microsoft? Sim, e não é pouco.
Nos últimos nove meses, com a divisão da Nokia, a Microsoft, de acordo com as seu balanço financeiro divulgado hoje, gerou $ 6,290 bilhões de dólares em receita e lucro de 805 milhões de dólares!
No primeiro trimestre do ano a Microsoft perdeu certa de 4 milhões com seus smartphones, isso não é uma notícia boa, mas também não é ruim, tendo em vista que é a época do ano mais fraca para este tipo de mercado.
Enquanto que smartphones estão longe de ser a divisão mais forte da Microsoft, eles ainda estão se saindo muito melhor do que a Sony, que perdeu US $ 1,4 bilhão em 2014.
A Microsoft afirma que vendeu 8,6 milhões de unidades de seus smartphones Lumia no último trimestre. Isso representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fonte: Microsoft
Olha as coisas melhorando rapaz.
Só espero que com isso a Microsoft priorize seu sistema!
isso não vai acontecer… o indiano quer mais software rodando… logo o que vai ter de exclusivo no WP será… o WP e só… vai ser… fique se gostar do WP… o resto vc vai encontrar nos outros… lógico que não vai ser tão integrado, e também não vai ter um streaming tão universal quanto os da M$… e integração hj é tudo… então, no final, a experiência com um WP vai ser muito melhor do que nos outros smarts… embora tenham os mesmos apps (pelo lado da M$) mas acho que o W10 vai atrair muita gente… no final, é muito mais fácil vc produzir para um sistema só e ter distribuído para uma infinidade de gadgets…
Ela so fala, fala e fala e nao ta nem ai pro sistema. Ela vendeu isso e as concorrentes venderam muito mais. Nao adianta. Enquanto ela nao der atençao, o wp vai crescer
e ela só vai dar atenção com o Windows 10… então não tá tão longe…
Ta longe simmmm
tah não…
Para o mercado tecnológico, dois, três, cinco meses são muuuuito tempo. O pessoal fala como se o Windows 10 fosse ser liberado universalmente para todos os usuários depois de amanhã.
Não acho.
O tempo é relativo, se seu produto for realmente superior ele ganhará destaque no mercado, e os concorrentes não têm nada parecido com o Windows 10.
Não entrei nesse tópico de superioridade. Mas já que o foco aqui é Windows, se o WP fosse superior, ele não estaria amargando na casa de 3% de mercado mundial, o que afeta diretamente a relação dele com os desenvolvedores e, consequentemente, a experiência de usuário. Alguns conseguem se adequar às limitações, se acomodam, se acostumam, mas eu não posso fechar os olhos para a realidade. Não tenho rabo preso com a Microsoft e não vou ficar bajulando.
E, por último, já que você citou. A Apple já tem um ecossistema totalmente integrado há um tempo (OS X, iCloud, iTunes, Watch OS e iOS), mesmo não sendo um único sistema – Lembrando que a Microsoft já tentou fazer isso no passado com o Windows 8 e não deu muito distante, e não deu muito certo – sem promessas, sem marketing em cima disso. Não vou entrar na questão do preço, já que não tem relação com essa sua afirmativa.
Ooops
3% ?
Me corrija se eu estiver errado…
Mas pelas últimas pesquisas eram 2,64 %
Longe demais,,, para a maioria dos mortais, mas para os Famboyolinhas,,,
dez meses é já
rs rs rs
José
neste forun tem que dar amém,,,
e elogiar as cagadas da Merdasoft…
Caso contrário a Famboyoladazinha cai em cima do pau,,, OOops de pau..
São Xiitas.
Não existe chance de argumentar…
Parece a turma do PT
Windows 10 vai decidir essa questão toda! Espero que seja um sucesso!
No caso, seriam 805 milhões, não?
Isso.
O Olhar digital ta dizendo que as receitas com o Windows Phone (Software), recuaram 16%, mesmo com o aumento nas vendas dos Lumia!
Sim. Isso pode ser explicado pela ausência de um top de linha.
Mas recuou.
Não se preocupe com a receita da Microsoft.
Vender Lumias é a prioridade, é investimento a longo prazo. O mesmo ocorre com o Xbox, deixando o produto mais barato e vai repor com serviços e jogos.
A Microsoft e a linha Lumia tem potencial pra continuar crescendo, mas não deve se acomodar e achar que este crescimento é sadio para o longo dos anos, a margem de crescimento e lucro deve ser maior para a MS…e o segredo do sucesso é continuar a evolução que o SO vem tendo, mas não esquecer de ter uma grande melhora no quesito aplicativos em qualidade e trazer os aplicativos mais usados de outras plataformas…isso pesa contra o WP desde o seu surgimento…e com a provável venda da divisão HERE para Facebook ou outras empresas..não sei como ficará a situação também de apps originalmente conhecidos nos Lumias..
Agora “só” falta encerrar o suporte à plataforma win32 em quatro anos fixando o período de transição para a winRT e liberar gratuitamente o Visual Studio ai os programadores farão as pazes com a plataforma e a loja passará a “ter aplicativos” e games ao invés da atual precariedade.
Ademais, concluir a aquisição da HERE. Sim! Here é essencial e fundamental, pois o uso do serviço de mapeamento e geolocalização tornou-se utilíssimo atualmente. Não?, então da próxima vez que comprar um smartphone dispense GPS e nunca use tal função, ok? Chega de hipocrisia e falsas justificativas.
Visual Studio é de graça 😛
Versão Profissional R$ 2.95,00, versão Premium R$ 6832,00 e versão corporativa por R$ 11300,00.
De gratis! Tal qual seu almoço…
Cara, Visual Studio Express é mais que o suficiente para fazer jogos e aplicativos. Muito simples e prático. Essa desculpa de liberar o VS Pro+ não cola. Se você quer trabalhar com ferramentas com funções que muito específicas usadas por equipes profissionais em contextos especiais, você tem dinheiro suficiente para comprar a IDE.
Em relação aos valores que você falou, são em relação a softwares comprados individualmente. Já ouvi falar nos programas Bizpark e DreamSpark? Fora que você nunca ouviu falar do Visual Studio Community, que é uma versão mais otimizada do Visual Studio Professional para desenvolvedores e distribuído de graça.
Não desenvolver para Windows Phone 8 / Window 8 e reclamar da IDE é muita cara de pau. Principalmente de quem desenvolve para Android ou iOS. Rsrsrs
Francisco, então explique para o resto do mundo inteiro, principalmente os programadores americanos onde tenho notável conhecimento, a razão deles não se dedicarem mais à plataforma, mesmo com quase o triplo de equipamentos ativos, sim a base Microsoft de produtos ativos soma 1B400M ao revés de Apple 600M e Android 470M.
Não adianta esse discurso da Microsoft não cola, há assim um movimento de claro boicote.
Quer um exemplo prático? A Unreal é a principal plataforma de desenvolvimento para games e até 2012 a mais cara. Esses programadores simplesmente apoiaram com contribuições o MIT para aperfeiçoamento da plataforma Cocos, open source, e… No mesmo ano, terceiro trimestre de 2012, a Unreal alterou sua forma de capitalização de aquisição de licença para royalties, 5% após o game ultrapassar $2000,00 na loja.
Então esse é o cenário de programação profissional. O que a Microsoft precisa reconhecer é que a Era win32 passou e iniciar a transição completa para a plataforma winRT, disponibilizando sua ferramentas de programação gratuitamente e passando a cobrar royalties dos resultados obtidos pela aplicação. Essa foi a magistral sacada de Tim Cook, sim foi ele que implantou isso na época do iPod via iTunes, depois levou para o MacOS e finalmente ao iOS. Retira do programador seu custo de produção e transfere esse valor diretamente ao consumidor final. Abraço.
Marcio, o exemplo da Unreal é contextualizada por outros problemas tendo como um dos principais sendo o Unity. No mercado de games, principalmente dos Indies, a Unity se destacou bastante e o crescente número de jogos independentes desenvolvidos nela fez com que se tornasse a maior plataforma de desenvolvimento Indie.
Depois dos sucessos milionários de alguns jogos indies feitos no Unity, a Unreal se viu recuada por não ter parte desse mercado. Nesse meio tempo muitas ferramentas e frameworks [tais como MonoGame e Xamarim com MonoAndroid / MonoTouch(iOS)] foram criados e aperfeiçoados. Cada vez mais a Unity abraçou diferentes plataformas até o leque impressionante de 21 contra 10 da Unreal. Não desmerecendo a última por isso.
Sobre o mundo e programadores norte-americanos não se dedicarem a plataforma da MS, e mais ainda referente aos últimos em que você tem conhecimento notável, segundo suas palavras, vejo que há uma pequena brincadeira com números. Mas vamos lá: analisando o que você falou sobre os aparelhos da MS, Apple e Google(Android), já percebo que a ênfase está em sair da programação para Desktop/PC e ir para os móveis, que notoriamente estão rendendo muito dinheiro e que a maior parcela desses dispositivos móveis estão concetrados no Android e iOS, até o momento.
Outro ponto interessante também é que a Apple trabalha com seus equipamentos, apenas. A Microsoft não tem uma linha de computadores fechados como sua principal fonte de renda, várias fabricantes usam Windows. Há, claro, a linha Lumia e Surface Pro, fora outras coisas, mas não são a principal fonte de renda. Com isso, a MS trabalha em cima de serviços. E software é um serviço. Azure está crescendo muito.
Não vejo desestímulo por causa do recurso de desenvolvimento e sim pelo foco e “hype” que provavelmente vigorará nos próximos anos. Você citou o que a Apple disponibiliza de graça a ferramenta de desenvolvimento, a MS também. O Android idem. Porém, a qualidade da ferramenta que a MS oferece é suficiente para fazer qualquer aplicativo e ainda melhor que as outras ofertadas.
Tendo entendido o que falei, o problema não é com a IDE e sim com o foco na plataforma de desenvolvimento. Que por sinal, em algumas, ainda se usam o Visual Studio ao invés das nativas em plataformas não-MS para desenvolver… 😀
Aí mais uma vez entram os programas da Microsoft que citei: DreamSpark e BizPark. Fora outros canais bem interessantes como o MVA (Microsoft Virtual Academy) e diversos tutoriais por aí feitos por pessoas qualificadas com certificado.
Grande Francisco, gosto desde tipo de conversa, em alto nível e respeito às opiniões contrárias. Apenas reproduzi o discurso de colegas “franciscanos”, residentes em São Francisco, que simplesmente vislumbram como retrógrado a manutenção do modelo de capitalização via licença e infelizmente não haverá Build que mude essa realidade.
Quanto à qualidade da ferramenta, não há como negar que o Visual Studio seja tecnicamente a melhor. Eclipse, hã o que é aquilo, e mesmo o Xcode só flui em máquinas com processador Quad, Dual é só travamento e irritação, mas como você mesmo relata vivemos um momento em que a cultura é essa, e o discurso da Apple “pegou”, afinal pagar R$3000,00 numa ferramenta que gerará muito mais pela venda direta, não é financeiramente a melhor opção. Mas como convencer do contrário se agora as pessoas “pensam diferente”?
Por fim, só”anta tecnológica” para realizar a análise dessa obra prima da computação chamada winRT para não compreender que não há mais a divisão de mobile/desktop/console na nova plataforma, como ainda vejo pessoas querendo ainda persistir em comparar iPhone com Lumia e iMac com XPS Dell. Essas pessoas, diferente de pessoas esclarecidas como você, já compreendeu que iniciamos a Era da computação onipresente em que todos os equipamentos são capazes de realizar qualquer atividade, daí o SDK único do Windows via otimização do sistema, e não pela evolução do hardware, pois mesmo equipamentos de configuração modestas terão acesso tornando-se potencias consumidores, ou seja essa será a última geração de consoles de games, pois os framework de dispositivos de entrada de dados apenas persistirão, o controle do Xbox já é compatível com os outros produtos Windows, mas repito: Como mudar a influência do discurso da Apple no mercado profissional de programação?
Grande Marcio, o que a Apple fez foi muito bom, não discordo. Mas não acho que seja estrategicamente bacana para a MS. E concordo com você sobre o fim do console de mesa. Ele vai se transformar no computador de sala rsrsrsrs. Mas ainda acho que o X1 vai durar bastante, até pq ninguém usou o hardware todo como deveria. Muitas engines usam os recursos das API’s gráficas anteriores e quando não, por vezes não está otimizada para a nova. Talvez em mais um ano os jogos tenham proveito máximo. Digo isso valendo para a Sony também.
Espero que o brasileiro adote a postura de jogos como cultura e lute sobre isso. O Windows 10 vai ser a maior sacada de 2015, aos meus olhos. Coisa que poucos podem fazer igual. Quer dizer, somente a MS tem propriedade para fazer isso rsrsrs
Até e obrigado pelo elogio, você também é muito bem informado. Creio que pelo jargão deva trabalhar com TI!
Abraço!
Parabéns Microsoft®