De acordo com o que foi noticiado pelo The Game Post, que cita “fontes” não melhor identificadas mas evidentemente próximas do assunto em questão, a Bungie e a Sony estariam a discutir vários aspectos da Marathon após o desastre do Concord, nomeadamente no que diz respeito ao preço do o jogo e alguns recursos de jogabilidade.
Após o fracasso sensacional do Concord, fica claro que a Sony pretende abordar os jogos como serviço de uma forma mais cautelosa e fundamentada, e a questão também afetaria o Marathon, apesar da grande experiência que a Bungie agora adquiriu no campo em questão.
Apesar do fracasso do jogo Firewalk, no entanto, parece que ambas as partes ainda concordam em lançar também o Marathon ao preço de US$ 40 no mercado, ou seja, com o mesmo modelo de negócios utilizado pela Concord.
O novo jogo da Bungie, portanto, não deve ser gratuito, mas sim lançado como um título premium, com prováveis microtransações conectadas, mas sobre as quais nada preciso ainda se sabe.
O preço foi um dos elementos de discussão entre a Sony e a Bungie, depois do que surgiu recentemente, mas parece que no final ainda concordaram em manter uma abordagem “pay-to-play”, ou seja, com um preço padrão de mercado.
No que diz respeito à jogabilidade, porém, Marathon se distanciaria de Concord porque não deveria ser um “shooter de heróis”: o jogo da Bungie não teria, portanto, um conjunto pré-estabelecido de personagens com características próprias, como Overwatch e Valorant e como Concord também foi, mas será baseado em classes .
Embora não tenha ficado muito claro, o jogo de tiro PvP estilo extração será, portanto, baseado em classes e não em heróis, o que determina uma mudança que pode parecer marginal, mas é muito importante para fins de jogabilidade e gerenciamento de jogo a longo prazo.