Embora a surpresa tenha sido arruinada poucas horas antes do início do The Game Awards 2023, poucos pensaram que Marvel’s Blade era realmente o novo jogo da Arkane Studios. E assim a confirmação, que ocorreu por meio de um trailer transmitido durante o programa apresentado por Geoff Keighley, pegou todos desprevenidos.
Quem sabe, talvez o desafio de fazer um título como esse, uma transposição tão importante considerando também o filme da Marvel Studios atualmente em produção com Mahershala Ali, tenha feito ferver o sangue de Bakaba e seus colaboradores. Seja qual for a verdade, aqui estamos para contar tudo o que sabemos sobre Marvel’s Blade.
O teaser-trailer
É uma Paris sitiada por vampiros, que é o pano de fundo da campanha da nova produção da Arkane Studios: isso fica claro pela voz que ressoa nos alto-falantes do bairro aparentemente abandonado que vemos durante as sequências iniciais do trailer do Marvel’s Blade da The Game Awards 2023 . “Atenção, o sol está prestes a pôr-se: pede-se a todos os cidadãos que regressem às suas casas”, afirma o locutor.
O prédio em primeiro plano é o salão de um barbeiro bastante agitado: a contagem regressiva na tela de seu notebook indica que faltam cerca de vinte segundos para o tempo X, mas o cliente sentado na cadeira não é um homem comum. “Relaxa, não vou morder”, ele diz para tranquilizá-lo, mas então as sirenes começam a soar e o som de tiros vem da rua. Ele entrega-lhe 20 euros, dizendo-lhe para se trancar e depois desembainhar a espada. “A noite apenas começou.”
O site oficial da Bethesda esclarece os pressupostos narrativos de Marvel’s Blade, que se passará em uma área de Paris submetida a quarentena devido a uma emergência sobrenatural. De fato, os vampiros invadiram esta parte da capital francesa, aterrorizando os habitantes e forçando-os a permanecer em casa à noite.
Apesar da brevidade, o vídeo de apresentação dá uma amostra do estilo que encontraremos no jogo, a interpretação mais moderna até agora das obras de Arkane que se mistura com uma renderização visual caricatural, com personagens “pinceladas” e um cenário equipado sem dúvida de um potencial extraordinário, que não deixará de roubar a cena.
“Para comemorar o 50º aniversário de Blade, encontramos uma combinação perfeita para Daytime em Arkane Lyon, um estúdio de artistas intransigentes que continuamente ampliam os limites do design e inovação de jogos”, disse Bill Rosemann, vice-presidente e diretor criativo da Marvel Games no ocasião da apresentação do jogo.
“Além de seu talento premiado, é sua paixão e visão ousada por nosso icônico personagem meio humano e meio vampiro que torna esta colaboração perfeita.” Palavras também confirmadas pela fala de Dinga Bakaba, diretor de jogo do Arkane Lyon, no palco do TGA 2023.
“Sou um garoto de herança mista e por isso senti uma conexão especial com Blade, que é um herói com herança dupla”, disse Bakaba. “A oportunidade de contribuir com esse personagem sempre foi um sonho para mim, um desafio que o time abraçará com paixão: não poderíamos estar mais felizes em colocar jogadores no lugar de Blade enquanto ele se torna o zagueiro de Paris, minha cidade natal, uma aposta de cada vez.”
“Do sobretudo aos icônicos óculos de sol, Blade é um personagem elegante e determinado ”, disse Sebastien Mitton, codiretor criativo e diretor de arte da Arkane Lyon. “Este projeto é a oportunidade perfeita para trazer o estilo artístico de Arkane para um território ainda mais moderno e arrojado. A essência do nosso trabalho vive de uma mistura de ideias impactantes e conhecimento inovador.”
Nascido em 1973 nas páginas da Tumba do Drácula, Blade foi criado por dois autores lendários, nomeadamente Marv Wolfman e Gene Colan. Caçador de vampiros por excelência, imune aos poderes dessas criaturas da noite e especialista em artes marciais com predileção pelo uso de espadas, o anti-herói inicialmente não possui as habilidades físicas de seus inimigos naturais nos quadrinhos.
Na verdade, é uma característica que ele só adquire mais tarde, quando é mordido por Morbius enquanto trabalhava com o Homem-Aranha: a contaminação inesperada torna Blade forte e rápido como um vampiro, mas imune aos raios solares, e está ligado. É nesta ocasião que o personagem recebe o apelido de “Daywalker”, enquanto nos filmes com Wesley Snipes essa característica é imediatamente enfatizada.
Falando da adaptação cinematográfica de 1998, é sem dúvida um projecto que permitiu a Blade ganhar uma popularidade extraordinária, bem como o primeiro sucesso “moderno” da Casa das Ideias no cinema: uma estreia que na altura entusiasmou Stan Lee e que foi depois seguiram-se adaptações dedicadas aos X-Men.
Como já mencionado, Mahershala Ali interpretará Blade no reboot do Universo Cinematográfico Marvel. Não há dúvida de que o anúncio de Marvel’s Blade teve um grande impacto, ainda mais considerando o currículo de Arkane Lyon e as grandes capacidades desta equipe de desenvolvimento, que com os dois capítulos de Dishonored, Prey e Deathloop demonstrou possuir um extraordinário talento, tanto em termos de jogabilidade quanto de narrativa.
No entanto, o trabalho apenas começou e, portanto, não está claro quando o ambicioso tie-in dedicado ao caçador de vampiros da Marvel fará sua estreia nas lojas, nem houve quaisquer confirmações ou negações quanto à sua possível disponibilidade exclusiva no momento, o que, no entanto, parece provável.
Em suma, estamos agora mais perto do que nunca de desembainhar sua espada e enfrentar hordas de vampiros nas ruas de Paris: nunca antes a espera será tão espasmódica como neste caso.