Várias demissões de funcionários importantes estão acontecendo na Playstation Studios, principalmente os membros da Sony Japan. Desta vez, estamos falando de Masami Yamamoto, que anunciou através do Twitter que deixou o cargo após 25 anos. Em sua carreira, Yamamoto trabalhou em muitos projetos de sucesso como Tokyo Jungle, Soul Sacrifice e Bloodborne.
Não é novidade que a Sony Japan Studio está sofrendo abalados durante as últimas semanas, e já chegamos a falar sobre o seu fechamento. Para quem gosta de jogos neste estilo e é fã do Playstation é realmente uma pena.
Yamamoto afirmou que deixou o escritório no dia 28 de fevereiro, apesar de só agora comunicar essa mudança hoje, mas ainda assim pegou todos de surpresa. “De agora em diante, posso criar jogos para qualquer plataforma“, escreveu ele. “Que sensação estranha!”. Um comentário absolutamente genuíno, após 25 anos na Sony.
少し遅れてのご報告です。2/28を持ちまして、SIE JAPAN Studioを退職しました。テヘ。前職SMEから含めるとソニーグループに25年。1stでの仕事は、ゲーム制作者として幸せに満ちたものでした。これも皆さんの応援のおかげです。あ、今後はどんなPFのゲームを作ってもいいんだ…すんごい不思議な感覚! pic.twitter.com/oJJgvSEfID
— 山本正美 (@camp_masami) March 15, 2021
Yamamoto é apenas a última figura proeminente da Sony Japan Studio a deixar sua posição. Mesmo Teruyuki Toriyama, produtor de Demon’s Souls e Bloodborne, deixou o Sony Japan Studio nos últimos meses. É uma debandada sem precedentes, mas ao menos eles estão “livres” para trabalharem em outras plataformas, inclusive PC, Xbox e Nintendo Switch.
Aparentemente, este encerramento é o resultado de um embate interno entre as divisões americana e japonesa da Sony, que levou a empresa a reavaliar a posição da Sony Japan Studio, considerado um estúdio pouco lucrativo e pouco internacional.