Metacritic muda políticas para acabar com notas falsas dos usuários

Muitos jogos exclusivos da Nintendo como Astral Chain ou Fire Emblem foram vítimas de “review bomber” pelos usuários; Agora eles têm muito menos críticas negativas. A explicação é simples, o Metacritc mudou sua política para caçar fanboys de outras plataformas que buscam prejudicar determinados jogos exclusivos de consoles concorrentes.

Astral Chain e Fire Emblem: Three Houses são dois dos jogos mais poderosos lançados exclusivamente para o Nintendo Switch recentemente, com críticas positivas da imprensa especializada e de muitos jogadores. Eles também são vítimas do review bomber, uma prática usada pelos usuários que consiste em pontuar negativamente um produto para reclamar de alguma coisa: nesse caso, a reclamação era a exclusividade desses dois jogos. Agora, o Metacritic removeu milhares de classificações de usuários de ambos os títulos. Esperamos que o agregador de notas façam isso com outros jogos também.

Em 2 de setembro, quando nós relataram o review bomber para Astral Chain, o jogo teve uma pontuação média de usuários do que 6, e 1.030 comentários negativos. Agora, o Metacritic mostra que a classificação média dos usuários é 9 e que as críticas negativas diminuíram: totalizam 191.

Para verificar o caso do Fire Emblem para Switch, acessamos o cache do Google. No momento, o jogo tem uma classificação média de 8,7 e 115 críticas negativas. Acessando a versão em cache da mesma página, mas a partir de 2 de setembro, é possível ver um cenário muito diferente: uma pontuação média de 6,6 e 534 pontuações negativas.

No entanto, o Metacritic não eliminou todas as pontuações negativas. Embora se possa pensar que eles eliminaram todas as notas em zero, não foi bem assim pois Astral Chain e Fire Emblem ainda têm pontuações negativas após o lançamento do jogo. Não sabemos ao certo o método que o Metacritic fez para saber quais eram os comentários fakes ou não.

 

Fonte

103 comments on “Metacritic muda políticas para acabar com notas falsas dos usuários

      1. Eu sai do 360 sem nem saber o que era Metacritic, só fui ver quando lançou o ps4 e tudo que era site falando de notas e resolução, eu se quer sabia que os jogos de 360 em varios casos rodavam melhor que no ps3, essa geração a briguinha virou uma doença e se espalhou.

      2. Nível de retardo dos çonistas evoluíram para o estagio quatro, se tornaram uma praga…

        Foi algo jamais visto, por psiquiatras!

          1. Muda, e bastante, eles tomaram conta de tudo, escrevem errado, são esquisitos, e o pior são nocivos a qualquer um que pensa de maneira lógica… deveriam ser exorcizados!

          2. Eles são 100 milhões, cem milhões de indoutos analisando e emitindo analises é quase uma peste negra de azul!

    1. Pra mim a única forma de sites de notas derem certo e terem alguma credibilidade é através de quatro medidas:
      – acabar com notas de usuários.
      – ter critérios de habilitação para cadastro no site.
      – ter um plano definido com critérios claros, técnicos e específicos para análise a serem aplicados igualmente em todos os jogos.
      – ter transparência, com divulgação da GT/ID.

      1. Tinha que usar o ID da plataforma provando que jogou no minimo uma hora! Ai entraria como gosto pessoal…ou seja nota de gosto pessoal, e nada de nota final de avaliação!

          1. não não, jogar o jogo todo, como o cara vai analisar a historia, se não viu todos os desfechos ???

            simplesmente não tem como.

            Como o cara chega e fala ” O jogo tao tem uma ótima historia”. sem ter de fato finalizado o jogo.

          2. Concordo,para uma analise completa esse seria o ideal…mas primeiras impressoes creio que umas 10 horas de gameplay já daria..até porque tem jogo que nem chega a isso.

            Agora imagina um The Witcher por exemplo rs, o jogo ia sair e uma analise nesse molde ia vir uma semana depois no minimo rs.

        1. 1h não; o jogo todo, e pelo menos um pouco na dificuldade mais difícil pra entender a diferença de desafio na gameplay. E se tiver multiplayer tem que ter jogar também um pouco de cada modo pra avaliá-los. Mas esses caras nada jogam; em jogos que tem multiplayer só jogam a campanha tb, as vezes nem exploram direito e já se acham prontos pra analisar. Não tem critérios, nem credibilidade.

          1. Vou concordar com vc meu nobre, está coberto de razão!

            Çonista não sabe atravessar a rua, imaginem fazer analises de algo?!

      2. Para alguém dar nota a um conteúdo essa pessoa deve no minimo ter Visto/ouvido/ jogado etc, todo o conteúdo que ele ira dar nota .

        Pessoal que dar notas para os filmes, não assistem o filme todo ??

      3. É difícil formar critérios de avaliação que se apliquem a “todos os jogos”, pois jogos são muito diversos.
        Porém, acho que seria possível criar critérios específicos para gêneros, estilos de Gameplay específicos e afins e seguir esses para cada caso.
        Ainda assim, fica difícil comparar jogos entre si; vai de qual cumprir seu papel melhor dentro do seu intuito/propósito no gênero e estilo de Gameplay escolhido, nos seus focos.

        É assim que eu penso.

    2. Pra mim o sistema mais justo e confiável de avaliação de jogos por usuário é o da Steam, pois a avaliação só é liberada no dia do lançamento e pra quem tem o jogo na conta. Já no Metacritic fica difícil ser levado a sério pois qualquer um pode entrar lá e dar a nota que quiser. Se o pessoal do site tivesse real interesse em fazer um trabalho sério era só deixar dar nota a quem vinculasse uma conta com o determinado jogo nela, o que não é nada difícil de fazer.

      1. Nota de usuário eu nem levo em consideração, pois já virou zona. E as notas da imprensa são totalmente incoerentes, com site dando nota ruim só pra aparecer, sites que não possuem critério nenhum na hora de avaliar os jogos – o que vale pra um jogo não vale pra outro – e sites fundo de quintal que nem deveriam estar ali.

      2. Os reviews da Steam dependem também do caráter dos usuários, se bobear até mais. Exemplo recente foi o do GTAV de PC, igualmente aclamado como nos consoles, com avaliações altíssimas. Mas foi só a R⭐ dizer que iria proibir os mods na versão PC e simplesmente massacraram o jogo, alterando negativamente as avaliações. PCista, né? Esperar o que desses caras?

        Não dá para levar à sério esses critérios de notas online.

  1. Não é a primeira vez que isso acontece não, já aconteceu com outros jogos grandes tb, do Metacritic remover algumas críticas “falsas”. E eles estão absolutamente certos de removerem. Uma coisa é o cara não ter curtido o game e ter dado uma nota baixa, isso é natural. Outra completamente diferente é o cara não jogar e dar uma nota 0 de sacanagem, só pra avacalhar o jogo.

  2. Na minha opinião Windows club, Metacritic não muda políticas para não acabar com notas falsas não, dos usuários não. Na minha opinião. Ok Windows club.

  3. Os bajuladores de notas vão ficar putos da vida não vão ter como dar nota baixar para um jogo que eles não gosta.
    Ponta Ponys ponys bando de fracassados tão jogando oque mesmo? O simulador de macaco lkkkkkkkkkkk.

  4. Essa semana dei nota 1 para gays gone e escrevi o seguinte em inglês; eu não tenho ps4 nem esse jogo, como posso estar avaliando, kkkkkkkk

    MERDACRITIC NÃO TEM CREDIBILIDADE

    1. A avaliação dos usuários concordo, tem mais bomber que análise real, porém o lado dos reviewers é outra pegada, pode não concordar com eles, pode ter um ou outro revoltado, mas a maioria faz uma análise bem feita.

      1. Sim, tem mídias sérias. Mas uma parte puxa as notas do XB pra baixo e as de PS pra cima. Isso reflete na média final em alguns pontos. Já foi mostrado vários exemplos de critérios diferentes, de dois pesos e duas medidas. Em alguns casos a análise aponta diversos problemas técnicos, mas a nota vem 9 com a justificativa de “não interferir na experiência geral” ou “pelo personagem ser carismático”. Não tem credibilidade. Tem mídias que puxam pro lado do XB, mas a grande maioria puxa pro do PS, e isso se reflete na média final. Notas não são confiáveis. Se quiser ter uma noção mais realista, pega qualquer nota de PS e tira uns 5 pontos, e de XB adiciona uns 5 pontos, e terá algo mais “concreto”.

          1. Na verdade tinha motivo amigo..ele é exclusivo Microsoft.
            Veja o exemplo de Control, o jogo saiu multi, criticaram mas ja deixaram passar! Se viesse exclusivo de novo, até agora estariam castigando.

    2. Çonistas são retardados e quem tomas essas notinhas como parâmetro de decisão deveria ter o olho da goiaba cegado!

      Mas o bom é que você ajudou um çonista a ser um pouco menos retardado talvez uns 0,000001%

  5. Acho que para poder dar notas nesses sites o cara deveria apresentar uma gameplay própria em vídeo de, no mínimo, duas horas, com a GT, PSN ID, Steam ID e Nintendo Code* exibida no vídeo. Daria um pouco mais de credibilidade.

    * Valeu, @Igor Gabriel

      1. Só o fato de ter que fazer o vídeo já afastaria muito tratantes. Acredito que exigir só a GT/ID não seria o bastante, pois vagabundo poderia usar uma credencial qualquer do PSN Profiles ou do TrueAchievements.

  6. É bom ver a plataforma se mechendo para tornar as informações contidas ali mais verossímeis.. mas acredito ser insuficiênte ainda, visto que nem mesmo divulgaram a forma como vão filtrar esses comentários, e tomei a liberdade de ir nos jogos acima citados e até outros que já foram vítima dessas gangues de pirralhos fanboys de internet, e mesmo removendo muitos comentários, ainda existem outros tantos que nitidamente são com a finalidade de atacar os títulos. Volto a dizer, o ÚNICO jeito realmente confiável seria atrelar as contas da Xbox Live/ Steam e PSN a conta metacritic e o próprio software permite ou proíbe o usuário de comentar de acordo com o progresso ( ou falta dele). Apenas assim as informações seriam realmente confiáveis.

  7. Tem que postar o Nintendo code (ID), Gametag e Playstation ID atrelado a nota. e ainda postar um link da Gameplay, zerando o jogo do começo ao fim, e ainda mostrando todos os conteúdos que tem no game como campanha, multiplayer, conquistas e etc.
    Enquanto não tiver isso, Metacritic e outros sites que fazem reviews não tem credibilidade nenhuma.

  8. Só provaram que são inúteis,falhos e que não determinam nada. A melhor nota é a do jogador. Deveriam ter um sistema de classificação baseado na ID, GT. Assim veriam se o jogador realmente jogou, está jogando e por fim, terá como opinar.

  9. Gosto da guerra de console, mas odeio essa prática imbecil. Já era hora do Metacritic tomar vergonha na cara e acabar com esse prática.

  10. É simples. É só aceitar avaliação através do login da PSN para votar só em jogos do PlayStation, Steam para votar só em jogos da Steam, Live para votar só em jogos do Xbox. Outro requisito, é aceitar somente usuários com contas acima de 1 ano de atividade. Acaba a palhaçada (e a desculpinha das notas baixas também). Na própria PSN e Live, é possível avaliar um game em até 5 estrelas. O site não poderia fazer essa leitura?

  11. Para quem acha que esse negócio de notas e reviews duvidosos vem de agora, está enganado. Isso já vem desde a época dos 16 bits, com as revistas de videogames. A diferença era que só jornalista fazia o review (ou pagava um guri para jogar, traduzindo as reações da criança para o formato jornalístico) e dava as notas; não tinha notas de usuários. A galera dessa época costuma usar muito o Fantasia do Mega Drive como exemplo. O jogo recebeu notas altíssimas, só que na hora de jogar o pessoal detestou o jogo. Pelo menos aqui no Brasil já tínhamos um “Gamepass” (locadoras) para poder alugar os cartuchos e testar os jogos.

  12. É só liberar para o público que se identificar com sua id e platafoema, e como já citaram nós comentários ter pelo menos um ano de id.
    É lógico que os sonystas que são maioria vão descer a lenha, eu não importo com notas, o que importa é o jogo ser bom, quem joga notas é sonystas do Silvio Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *