Metal Gear Solid 4 também poderia ter sido lançado no Xbox 360, não fosse por uma grande complicação técnica para impedi-lo: o DVD player. A história de como a versão do console da Microsoft foi planejada, mas foi cortada no processo, foi contada no volume “The Ultimate History of Video Games, Volume 2: Nintendo, Sony, Microsoft, and the Billion- Dollar Battle to Shape Modern Gaming “por Steven L. Kent, onde a exclusividade para PS3 também é negada, este último dado como certo depois que o então chefe do PlayStation, Jack Tretton, disse precisamente que Metal Gear Solid 4 era um exclusivo.
De acordo com o que foi reconstruído no livro, a afirmação de Tretton era simplesmente falsa. Para revelar foi Ryan Payton, ex-desenvolvedor da Kojima Productions, que, em vez disso, explicou como a equipe da Konami era contra ao port porque considerava o hardware do Xbox 360 inferior.
Especificamente, o console da Microsoft tinha um DVD player em vez de um Blu-Ray player e, embora o port tenha funcionado muito bem, pelo menos de acordo com os testes internos feitos pela equipe de desenvolvimento, eles optaram por abandoná-lo porque exigiria muitos discos. Até a Microsoft pediu diretamente a Kojima para fazê-lo durante uma E.
Deve-se dizer que falar sobre o Metal Gear Solid 4 como exclusivo para PS3 não é totalmente incorreto, já que embora não haja acordo entre Konami e Sony, já que o jogo não foi lançado em nenhuma outra plataforma.