Durante a noite, foi transmitido um showcase inteiramente dedicado a Metaphor: ReFantazio, o novo ambicioso JRPG da Atlus Sega, onde para a ocasião o estúdio japonês finalmente revelou a data de lançamento do jogo, marcada para 11 de outubro de 2024 para PS5, Xbox Series X|S, PS4 e PC via Steam e Microsoft Store.
O anúncio veio acompanhado de novas informações e de um trailer inédito, intitulado The King’s Trail, que nos dá uma amostra adicional do sistema de combate e dos cenários, dicas sobre o enredo e uma mistura de sequências cinematográficas. Você pode encontrá-lo no player abaixo.
Let us speak of the old vulture’s last grasp for power… 🥀
The tournament for the throne is set, Metaphor: ReFantazio is coming October 11th, 2024!
Pre-order your physical copy NOW: https://t.co/Iw2ga3B01Y
Digital products and pre-orders to be announced at a later time. pic.twitter.com/PswTqnCRbh
— Official ATLUS West (@Atlus_West) April 22, 2024
Como você pode notar, o logo do Xbox é a primeira coisa que podemos observar ao ver o novo trailer. O Xbox realmente está indo muito bem com esse “casamento” em 2024 com ATLUS, comercializando quase todo o seu jogo. Não ficarei surpreso se o marketing do Persona 6 também estiver sob sua responsabilidade, o relacionamento entre SEGA e Xbox se tornou muito forte.
A partir da trama, pela apresentação da Atlus ficamos sabendo que Metaphor: ReFantazio se passa no fictício Reino Unido de Euchronia, onde o assassinato do Rei semeou o caos no país. Como se não bastasse, invoca-se a antiga “magia real”, feitiçaria que dá origem ao Torneio do Trono : a eleição do novo soberano, que permite a qualquer indivíduo, independentemente da raça e da posição social, tornar-se o novo rei, desencadeando assim uma luta acalorada pelo poder.
Em tudo isso, o protagonista, acompanhado pela fada gaulesa, terá que encontrar uma forma de quebrar a maldição que se apodera do príncipe, legítimo herdeiro do trono, que se acredita morto em todo o país. Para isso ele viajará pelo reino, fará alianças e participará pessoalmente do Torneio do Trono.
Do lado da jogabilidade, o jogo é centrado em um sistema de combate por turnos , mas os desenvolvedores também incorporaram a possibilidade de atacar os inimigos e desviar de seus tiros em tempo real, e então entrar em uma verdadeira batalha por turnos. Porém, ao acertar em tempo real inimigos muito mais fracos que o grupo do jogador, eles serão eliminados instantaneamente, dinâmica introduzida para não quebrar muito o ritmo do jogo e não entediar os jogadores com confrontos muito fáceis.
Metáfora: ReFantazio possui um sistema de empregos, chamado Archetype, com personagens que podem assumir diversas classes, cada uma caracterizada por diferentes pontos fortes e habilidades. Os arquétipos confirmados incluem o guerreiro, o mago, o ladrão, o lutador e o buscador (uma espécie de pau para toda obra).
Os ambientes do jogo, tanto as cidades como os terrenos baldios que os rodeiam, são vastos e para agilizar as viagens, os jogadores podem usar magia para transformar a espada do protagonista numa espécie de prancha flutuante. Além disso, ao abrir o mapa da cidade você pode chegar instantaneamente a qualquer ponto de interesse. Fora dos centros habitados, os protagonistas viajarão no Gauntlet Runner, uma espécie de dirigível gigantesco que também funciona como base operacional móvel. Durante o jogo exploraremos um grande número de masmorras , obrigatórias e opcionais, mais do que vimos em qualquer outro título da Atlus, segundo o estúdio.
Metáfora: ReFantazio possui um sistema baseado em datas e na passagem do tempo. Por exemplo, viajar para um destino ou realizar determinadas tarefas levará um certo número de dias. O jogador é livre para gastar o tempo disponível como quiser, mas as missões principais têm prazo pré-determinado, mecânica que certamente não será estranha a quem já jogou a série Persona.