Mick Gordon, o compositor da trilha sonora de Doom Eternal, e muitos outros títulos da Bethesda Softworks, publicou um longo post de denúncia no qual fazia um balanço dos motivos que levaram ao seu rompimento com a id Software e à publicação do jogo em um estado lamentável (estamos falando sobre o OST, não a música em jogo).
A reclamação pública decorre de um post Reddit de 2020 de Marty Stratton, que de fato o acusou de ser a causa do trabalho medíocre feito no OST. Depois de tentar resolver o assunto de forma amigável, sem conseguir, Gordon decidiu explicar a situação do seu ponto de vista, para afirmar o que chama de verdade e evitar maiores repercussões em sua carreira.
O post é muito longo e articulado e merece ser lido na íntegra porque, fora a polêmica, é muito interessante, pois deixa claro qual é o trabalho por trás da criação da trilha sonora de um videogame e quais são as confrontos que podem surgir no que ainda é um ambiente de trabalho.
Os destaques são diferentes. A id Software teria inicialmente pedido ao compositor que criasse a música de dois níveis por mês, façanha não impossível, exceto que os níveis ainda não existiam, o material de referência era insuficiente e ninguém lhe dava indicações precisas para seguir.
Gordon acusou Stratton de mentir publicamente para encobrir suas incapacidades de gestão, o que levou o compositor a longos períodos de crise, não sendo adequadamente direcionado ao trabalho a ser feito, acabando por jogar fora muito do que fazia e sendo pago apenas pela metade do que acabou no jogo, com parte da trilha sonora sendo recuperada de material que ele achava que havia sido descartado.
A situação descrita é decididamente tóxica, entre comunicações de última hora, contratos atrasados, trabalho no OST confiado a um estranho sem avisar Gordon e aquele post público de acusações, que chegou depois que os dois concordaram em uma declaração conjunta que nunca se concretizou, o que levou Gordon a sofrer uma grande retaliação por parte dos jogadores, que como sempre deram o pior deles enviando-lhe mensagens ofensivas, publicando seus dados online e ameaçando-o de todas as maneiras e maneiras, até sugerindo que ele cometesse suicídio.
Gordon tentou que Stratton, id Software, Bethesda e a moderação do Reddit removessem a postagem ofensiva do Reddit, passando por seus advogados, também pedindo desculpas públicas, mas sem sucesso na intenção. A própria Bethesda teria oferecido a ele uma grande soma para encobrir a situação e assumir a culpa por tudo, de modo a encobrir o comportamento de Stratton. Gordon recusou e, frustrado com toda a situação, que durou anos, decidiu fazer esta divulgação pública, acompanhado de documentos que comprovem sua tese.
Pena que uma história de sucesso como a de Doom Eternal seja manchada por eventos semelhantes. No entanto, se o que Gordon disse fosse verdade, a Bethesda e, neste momento, a Microsoft, deveriam realmente fazer algo para resolver a situação.