Microsoft admite que não conseguirá atingir 1 bilhão de dispositivos com Windows 10 até 2018

BEIJING, CHINA - SEPTEMBER 25:  (CHINA OUT) CEO of Microsoft Satya Nadella gives a lecture about dream, struggle and creation at Tsinghua University on September 25, 2014 in Beijing, China. CEO of Microsoft Satya Nadella visited China for the first time on Thursday.  (Photo by ChinaFotoPress/ChinaFotoPress via Getty Images)

No evento BUILD 2015, antes do lançamento do Windows 10, a Microsoft afirmou que tinha como meta alcançar 1 bilhão de dispositivos com Windows 10 dentro de três anos. Perto de atingir o primeiro ano, a empresa disse que alcançaram mais de 350 milhões dispositivos, mas isso não será suficiente para atingir seu objetivo inicial.

A Microsoft reconheceu que não será capaz de cumprir seu cronograma de 2015. Especificamente, a empresa diz que “Estamos satisfeitos com nosso progresso até à data, mas devido ao foco empresarial dos nossos telefones, vai demorar mais que 2018 para nós alcançarmos a nossa meta de 1 bilhão de dispositivos ativos”.

Faltam apenas duas semanas para que a gratuidade da atualização para o Windows 10 acabe, e apesar de ser impressionante a conquista  de mais 350 milhões em um ano, essa taxa de adoção deve cair de forma drástica.

Destarte, já em 2015, a Microsoft já tinha começado a restruturação da divisão de dispositivos móveis, inclusive com as demissões, e a redução do número Lumias é algo que vem ocorrendo a um bom tempo. Será que a Microsoft descobriu só agora que a participação do Windows Phone cairia com estas medidas? Só agora decidiu colocar o Windows Phone nessa conta e para o lado negativo?

Bem, uma nova meta não foi divulgada. Contudo, isso é apenas um lembrete para a Microsoft de como o mercado de smartphones é valioso para a sua estratégia de propagação do Windows. Atualmente, este é o maior desafio da empresa.

Fonte: ZDNET

81 comments on “Microsoft admite que não conseguirá atingir 1 bilhão de dispositivos com Windows 10 até 2018

    1. A pergunta que não quer calar é:
      Presumindo que você seja um usuário do android, o que você faz aqui em uma notícia sobre Windows?

    2. Impossível porque ela já ganha rios com o Android e não se sujeitaria a ser uma mera OEM Android. Sem cabimento o seu posicionamento.

  1. eles esperavam ter 100 milhões de smartphones no windows 10 né só com isso em um ano já bateriam metade da meta, o problema foi q o windows 10 não se comportou bem lá :/

  2. 350 milhões de atualizações automáticas. As pessoas atualizaram mas nem ligam pro w10. Esse numero nao vai ser alcançado pois o mundo nao esta no pc e sim no mobile. Esses 350 milhões ja foi muito, mas eram daqueles q ja tinham o w7 ou w8.
    A tendencia é cair…com o passar dos anos cada vez menos o pc vai ser algo fundamental. A ms abandonou o mobile nos 3% e se dedica agora so no mercado empresarial. Em breve as empresas vão começar a se dedicar ao mobile e vao abandonar o windows.
    Dizem q se vc considerar o android no celular como sistema operacional assim como o windows no pc, o android ja é o primeiro sistema mais utilizado. Não sei se é verdade mas nao duvido.
    Oq eu tenho certeza é q a ms gasta seu tempo em dinheiro desenvolvendo Windows pra pc e não se ligou q ninguém mais se importa.

    1. Não posso falar por todo mundo, mas pra mim, nunca que um celular por melhor que seja vai substituir a experiência que eu tenho no PC. Digitar meus trabalhos e formatar textos, editar fotos, jogar games e ver filmes, por mais que tenha como fazer isso no mobile, o PC faz bem melhor.

      1. Você é o tipo de pessoa que só comenta o óbvio.
        É ÓBVIO QUE NUNCA UM APARELHO QUE CABE NO TEU BOLSO VAI TER A MESMA EXPERIÊNCIA QUE UM DESKTOP OU NOTEBOOK.

        Isso até um macaco sabe.
        São décadas de aperfeiçoamento de componentes e sistema. Não é uma tecnologia recente que vá mudar isso tão cedo.

        Quanto mais compacto um dispositivo mais limitado ele sera.
        Mas que é interessante um APARELHO que cabe no seu bolso ter quase a mesma experiência que um desktop isso é. E não tem o que negar, mas é óbvio que nunca vai ser igual um desktop.

        1. O obvio precisa ser dito quando as pessoas ignoram ele. E como eu disse, falo só por mim. Mas tenho uma tela de 25 polegadas, não trocaria a experiência de ver Netflix no meu PC pra ver no meu smarthphone de 5.7, que por sinal é grande em comparação com a média de tela de cel. Tamanho de tela influi demais. Tenho até vontade de comprar um monitor maior mas a grana tá curta.

          Celular claro que vende mais, é mais barato e no quesito comunicação sim, deixa o PC pra trás, por ser portátil. Mas em entretenimento o PC ou mesmo o MAC é muito melhor, quando o assunto é game então ainda compete com os consoles, mas claro, tem muito mais gente jogando em celular do que em consoles e PC, questão de preço, mas se eu tenho console e PC o celular acaba virando apenas quebra galho.

          1. Ambos tem experiências diferentes. PC é melhor em potencia e coisas especificas.
            E você pode usar seu smartphone para ver netflix na tela de 25pol ou em qualquer outra. (Apesar de nunca ter tentado fazer, mas muita gente faz)

            Ver netflix no smartphone é uma opção quando você não tem uma tela maior a sua disposição.

      2. a maioria das pessoas, pelo menos no Brasil, só precisam de um dispositivo que acesse as redes sociais decentemente, de preferência em qualquer lugar. e isso os smartphones já fazem

        1. Essa maioria, quando muito, tinha um PC velhinho com Windows pirata antes dos smartphones. Nunca foram realmente consumidores da MSFT, então nada mudou. Quando se pensa em quem realmente é consumidor se pensa em produtividade. Do cara que tem uma lojinha, e roda um software de frente de loja, ao escritório na esquina, o posto de combustível, o consultório médico e o hospital, a empresa de engenharia, a loja de veículos, a farmácia de rede, o supermercado, a fabrica de qualquer coisa, enfim… continuamos rodeados por um mundo que depende de computadores. O que se especula é a mudança da mobilidade, de smartphones para dispositivos hibridos, o que poderia atender melhor tanto esse publico que apenas consome conteúdo como redes sociais, mas que as vezes gostaria de algumas vantagens que o PC oferece, quanto os profissionais, que teriam um produto mais versátil.

    2. Fico aqui pensando se ninguém se importa com Windows pc, pq empresas gastam milhões na compra de maquinas, até hoje nao vi uma empresa deixar de usar um pc, nunca vi ninguém programando apps do android no android. O mundo depende muito mais dos pcs do q dos smartphones, empresas dependem muito mais dos pcs do q dos smartphones.

      1. Mas isso esta mudando. Realmente no mundo das empresas a mudança é mais lenta, mas vai acontecer isso é fato. Quer um exemplo? Aqui em sp a maioria dos restaurantes ja usam o mobile pra fazer pedidos e fechar a conta. Pode ser um exemplo simples mas cafa vez mais isso vai acontecer. O pc nunca vai deixar de existir mas vai ser algo especifico pra alguma função.
        Estou digitando isso de um cel…não precisei de um pc

        1. Mas também, confirmar um pedido é bem diferente de você ter de mexer em planilhas do Excel, fazer apresentações no PowerPoint, escrever no Word, escrever aplicações para os variados sistemas… (coisas que são realizadas em empresas) em que é bem melhor a experiência em notebooks, ultrabooks, desktops, híbridos do que um smatphone.

        2. Isso não é nenhuma novidade. Há muitos anos existem softwares do tipo para restaurantes, mas há sempre um PC (backend) que atua como servidor e é responsável por receber as comandas eletrônicas geradas no smartphone, processar a nota fiscal eletrônica, e fornecer todo tipo de relatório gerencial que seria simplesmente inviável ter em um aparelho de pequeno porte. O que você está vendo é só uma pequena parte do processo.

    3. O foco da MS com o Windows não é mais o PC, são os híbridos 2 em 1, que são bem mais versáteis e o W10 é perfeito para esse segmento, pelo menos com minha experiência de usuário posso afirmar isso. Sobre o PC, teve uma pesquisa recente que ele voltou a crescer timidamente. Sobre o mobile é um ótimo quebra galho pra tudo, realmente, mas como o colega falou a experiência é TOTALMENTE diferente.

      1. Um hibrido só é bom se as duas funçoes forem boas. No caso versao pc + versao movel. Na parte mobile o w10 deixa muito a desejar .
        Experiência diferente mas dificilmente uma pessoa precise fazer um trabalho q necessite de pc td dia. A pessoa sempre escolhe o mais facil e prático

        1. Por que? O MAC só é bom por que o iOS também é bom? Cara, tu sabe o que é produtividade e o impacto disso na nossa sociedade (historicamente e economicamente falando)? Não estou falando de Facebook, Snap, Twitter ou apps bobos que a galera alienada gosta, estou falando de soluções tecnológicas que ampliam o poder de fazer (literalmente falando) de uma pessoa. E hoje, acredite, a MS é uma empresa que entrega soluções tecnológicas em todos os seus “serviços”. O Mobile ainda está amadurecendo mas ele já entrega bons frutos, o W10 Desktop em um híbrido é a melhor coisa que eu já vi, o sistema se adapta no modo tablet ao toque, pelo menos ele faz MUITO mais do que um Android ou um Ipad fazem juntos, e é isso que chamamos de solução tecnológica.

    4. Pelo jeito ela passou a bola pros fabricantes de PCs. Avisou “olha,o futuro é o PC de Bolso, deixa de ser Personal e passa a ser Pocket Computer”. É só ver um vídeo da Acer sobre o Jade, tá tudo lá. O futuro é o PC de bolso, vc usa teclado, mouse e monitor quando precisar da comodidade, no resto do tempo vc deixa no bolso e aguarda os toques…
      Alguns fabricantes como a HP, Lenovo, Acer e até a Dell parece que entenderam. Estão vendo com os chineses versões de hard de celular que funcionem com as configurações do W10 e começando a planejar o lançamento. Não é mercado pessoal, tipo Apple, é venda em volume para as empresas mesmo.

    5. Eu nunca vou deixar de utilizar um pc em troca de um smartphone ou tablet, a minha opinião é que um bom smartphone ou tablet é uma ferramenta complementar ao pc e nao um substituto

      1. Meu notebook quebrou faz 2 meses…o conserto ficou caro no momento.
        Estou a cerca de 2 meses usando so o cel e nao esta tao ruim. No trabalho eu uso o pc de la mas fora dele so cel. As pessoas estao substituindo o pc caseiro. Tanto é q cada vez mais esse mercado esta em queda

        1. Até agora to tentando entender como uma pessoa comenta algo assim ? Vc realmente acha que um smartphone vai substituir um PC ? Faça renderizaçõesem um tela de 6 polegadas ? Programe em Java ( que já é difícil pra cacete) em um tela de 5.5 pra ver se vc consegue achar todos os erros ?

        2. O smartphone serve parabéns coisas básicas como redes sociais, pesquisas na internet, ver videos e fazer algumas mudanças nas fotos, mas para coisas complexas o computador continua sendo infinitamente melhor. O fato de haver quedas nas vendas é porque a maioria das pessoas faz uso de coisas básicas.

    6. E nunca vão abandonar o computador. É algo essencial para as empresas.
      Seja para trabalho ou uso, é essencial.

      O smartphone só faz ser compacto e não substituível

      1. É oq eu disse…no mundo empresarial essa mudança vai ser mais lenta. Mas vai acontecer. O pc vai existir mas nao nescessariamente vai estar com windows instalado.

        1. Isso é quase impossível de acontecer.
          A tecnologia evolui graças ao PC, tentamos criar algo menor para aplicar em algo menor. Se um nano processador tem o mesmo desempenho de um i3 6º geração, imagina um processador feito do mesmo modo mas com o tamanho padrão? Vai ser MUUUUUUUUUUUUUITO melhor.
          E isso nenhum smartphone vai conseguir, um smartphone nunca vai produzir imagens holográficas, nunca vai tirar fotos melhores que uma camera profissional, nunca vai fazer na especifico.
          É uma salada de fruta, nunca vai sentir o sabor de uma só fruta a cada colherada. Vai sentir um pouco de tudo.

          Claro que algumas empresas vão aderir o smartphone com continiuum para facilitar o trabalho, mas nunca vão substituir os PCs.
          O que um PC top de linha faz hoje, o smartphone de 5+ pol vai demorar décadas para fazer o mesmo.

        2. Quando smartphone tiver a capacidade de rodar os jogos atuais no máximo igual o PC… No PC vão te conectar na Matrix kkkkkkk
          Nunca que um dispositivo tão pequeno vai substituir algo tão grande

    7. O PC já não é algo fundamental há tempos. Isso não é novidade. Mas quanto a isso, houve uma sobrevida dos PCs, lá nos EUA. Se formos falar de smartphones, houve uma queda nas vendas, já não se vende mais tanto (o mercado tá inchado).

      Quanto às empresas se dedicarem ao mobile, não faz sentido se você considera apenas o celulares, mas se for portáteis, pode ser. Pois nenhum empresa trocará o poder de um computador por um smartphone, que não oferece o que o PC pode chegar. E nos portáteis, a Microsoft com seus híbridos reina soberana. Ou seja, não foi em vão o Windows 10. Tablets, na qual o iPad é referência, cai dia após dia. Se você falou no sentido de produzir, também não faz sentido nenhum, pois o mercado de smartphones está totalmente inchado, apenas duas dominam, Apple, com o iOS, e Samsung, no Android, os outros nem chegam perto disso. As outras se matam para sobreviver.

      E a Microsoft não gastou seu dinheiro. A proposta do sistema é clara, está em todos os lugares, seja no computador, seja no híbrido, seja no smartphone, seja no Xbox, seja no Hololens etc. Vejo perspectiva de melhora, pois o Windows 10 foi bem aceito, as empresas de tecnologia estão adotando (diferente do ocorreu com o Windows 8), ou seja, sairão computadores, híbridos com o novo sistema. A partir do ano que vem haverá realmente uma estratégia voltado ao mobile, foi isso que a Microsoft afirmou. Vai chegar na conta ainda os Xbox e alguns Hololens e SurfaceHub.

    8. Mobile não é sinônimo de smartphone para consumidor. A MS não abandonou o mobile, ela passou a focar no mercado corporativo, o que é bem diferente. Isso significa que seus esforços irão mirar o consumidor empresarial, um nicho que hoje não é atendido a contento por nenhuma empresa. Fornecendo um produto com recursos como o Continuum, criptografia bitlocker e uma plataforma familiar, ela tem argumentos de venda poderosos. Ao mesmo tempo, continuaremos a ver lançamentos para o mercado de consumo, como o Surface Phone e produtos de OEMs, embora numa escala mais lenta. Enquanto o software ganha maturidade e adesão no meio empresarial, as próprias OEMs terão motivos para, pouco a pouco, investir no mercado de massa. Paralelamente, continuamos a ver novos apps chegando, o que mostra que muitos desenvolvedores estão apostando no futuro da plataforma, não se assustando com o share de mercado que todos sabem que reduzira ainda mais no curto prazo.

  3. sobre diminuição na adoção bem sinceramente não acho q isso acontecerá dado o fato q o windows sempre foi o preferido dos piratinhas hahaha

  4. Gente essa semana teve passagem para Miami a 760,00 ida e volta partindo de várias cidades, brasileiras, aproveita da um passeio e compra por lá.

  5. 2014/2015 foram precipitados. Só aquele discurso do final de 2014 mostrou falta de cautela, imaginando conseguir atualizar todos os aparelhos com um sistema desconhecido, que ainda nem existia.

  6. Que bom que ele admite que limitar a divisão mobile exclusivamente ao mercado empresarial é um erro. Que bom que ele admite que deixar de lado o mercado ‘comum’ de consumidores foi um erro. Que bom que ele está ciente disso.

    Agora, algumas perguntas!

    Vão voltar com Smartphones Low-End e Mid-End para o público comum?

    Vai existir um Surface Phone acessível ao público?

    Vão lançar uma nova linha de produtos com Windows 10 em TODOS os mercados?!

    Quais as providências meu Querido Tio Nadella? Se não trouxer a resposta, vai ser demitido como todos os demais CEOs da Empresa ^^

    1. tah… ele não assumiu que é um erro brother… só é uma mudança de estratégia… mas para o fim de atingir 1bi de usuários realmente não foi uma jogada muito boa… mas a MS tá pensando mais longe… não basta ter 1bi de usuários… precisam ser 1bi de usuários que usem seus produtos…

    2. A ms nao vai produzir aparelhos para o publico, a ms quer q as OEMs criem. É uma estrategia a longo prazo (espero que de certo, vamos ver)

  7. Não é novidade, acho quem nem meta deviam traçar…. Agora é so esperar por uma matéria tipo. ”Devido ao fracasso do Windows 10 Microsoft repensa planos”

    1. Fracasso? Um OS que foi mais longe que o MAC em toda a vida em apenas 1 ano? Que superou várias versões anteriores que eram ‘populares’ no mesmo período. Acho que você precisa redefinir o conceito de fracasso!

      1. Sim, passou o XP. E considero um sucesso pois possui o maior número de adoções em pouco tempo, mesmo que tenha sido gratuitamente a maior parte.

  8. Deixando de competir no mercado, não criando apelo comercial e deixando de lado o timing dos processadores móveis ela só vai mesmo ter de adiar esse almejo. Vejamos os próximos episódios.

  9. realmente… tentar atingir 1bi sem os smarts é loucura… coloca na conta do tiu nutella… ele que deveria vir a público assumir essa bucha…

  10. Como estou com um Lumia 630 e a ver. 10586.494 posso dizer que é falta de vontade mesmo. Pq não liberar para todos e avisar que só vai liberar correções extremas, como ela ainda faz para o XP???

  11. Gostei da postura dele. Foi mais sensata, que dar uma de HTC e quase falir. A previsão foi reajustada, algo bem diferente do que o cofff cofff Dollynho do tudo celular fala toda hora…se o WM virar o jogo, o cara comete suícidio em nome do robô coxinha.

  12. O que eu acho bem engraçado nessas notícias da Microsoft é que colocam uma foto do Nadella rindo ou como nessa batendo palmas como se estivesse comemorando isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *