Não tínhamos certeza se chegaríamos aqui, mas 21 meses depois, a Microsoft rechaçou com sucesso a FTC, pacificou a CMA e concluiu a aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões. Um gigante do setor se fundiu com outro, o que significa que a Microsoft, além de tudo o que faz, é agora uma das empresas de videogame com maior receita do mundo.
Não é uma questão de saber se a Microsoft recuperará esses US$ 69 bilhões, mas quando.
A Activision Blizzard, juntamente com sua subsidiária móvel King, controla várias das franquias de maior bilheteria na indústria de jogos, uma das quais é o eterno best-seller Call of Duty. Em teoria, a Microsoft poderia simplesmente permitir que a Activision Blizzard continuasse os negócios normalmente e lançasse alguns jogos do catálogo anterior da AB em seu serviço Game Pass para atrair assinantes.
Essa tem sido tradicionalmente a abordagem da Microsoft para fusões e aquisições na indústria de jogos. Tal como o Império Romano, a genialidade subtil da Microsoft ao alavancar o seu bolso é que supostamente não força grandes mudanças nos seus estúdios recém-adquiridos. Ele simplesmente muda todo o papel de carta e adota uma abordagem sem intervenção.
O processo de aquisição da Microsoft serviu para chamar a atenção para as falhas da Activision Blizzard, muitas das quais são atribuídas ao CEO de saída, Bobby Kotick. Os jogos da Activision Blizzard ainda são licenças para imprimir dinheiro, mas muitos deles também são exercícios simples de aumento de receitas, principalmente através do uso de microtransações.
Entre as editoras terceirizadas a Activision Blizzard é de longe a mais lucrativa e valiosa, e muitos duvidavam até mesmo que a Microsoft um dia a comprasse. Além das franquias tradicionais da marca Xbox, agora temos a Bethesda e Activision Blizzard como first party. Isso é algo absolutamente impressionante e que muda completamente o jogo de poder na indústria dos games.
Este tem sido o status quo na Activision Blizzard por tempo suficiente para que seja difícil saber como será a empresa sob o comando da Microsoft. Estamos caminhando para um território desconhecido tanto para a Microsoft quanto para a Activision Blizzard. Xbox já tinha força em jogos como serviço, mas com a Activision Blizzard agora estão em um patamar muito alto.