A Microsoft anunciou que 1.900 empregos foram eliminados na divisão Xbox ainda ontem, com o CEO da MS Gaming, Phil Spencer, explicando como o objetivo daqui para frente é que a liderança “alinhe uma estratégia e um plano de execução com uma estrutura de custos sustentável” para apoiar todo o seu negócio crescente.
Embora sejam notícias infelizes, tudo isso foi sincronizado com um marco histórico para a gigante da tecnologia e dos jogos. No mesmo dia, a empresa – liderada pelo presidente, CEO e funcionário de longa data, Satya Nadella, atingiu uma capitalização de mercado de 3 biliões de dólares quebrando um novo recorde em sua história.
Isto coloca-a como a segunda empresa, depois da Apple, fabricante do iPhone, a atingir esta avaliação, embora a Apple tenha atingido o mesmo recorde há dois anos. O último aumento no lado da Microsoft foi impulsionado pelo investimento em IA e sua nova ferramenta Windows Copilot, que agora tem um modelo de preços associado ao serviço 365 da empresa.
Desde que Satya Nadella assumiu, aquisições como Minecraft IP, LinkedIn e GitHub (bem como recentes aquisições e investimentos em IA) também ajudaram o crescimento da Microsoft a disparar. Quanto à filial Xbox, segundo Phil Spencer, o plano daqui para frente é continuar investindo em áreas que irão “fazer o negócio crescer” e apoiar a estratégia de levar mais jogos para mais jogadores ao redor do mundo.
As acões da Micorosoft subiram ainda mais com as notícias, e sim, o mercado não tem coração.