Microsoft avança em comprar a AMD? Seria um reviravolta nos dispositivos Windows

amd-leaks-windows-10-release

Em junho deste ano surgiram rumores que a Microsoft estaria interessada em adquirir a fabricante de chips AMD, com negociações iniciadas há alguns meses.

Agora, graças a reestruturação da companhia, a possibilidade ganhou mais força, o que foi bom para a AMD. Na sexta-feira, o valor das ações da empresa ficaram 9.24% mais altos no fechamento da bolsa de valores.

Enquanto não há nada de concreto a partir de qualquer empresa, a ideia por trás do boato é que a Microsoft está preocupada com a situação financeira da AMD, e isso afetaria dispositivos como o Xbox One.

Os benefícios

forza-6-xbox-one

AMD fornece chips para o Xbox One. Microsoft e Sony (que também apostou suas fichas na AMD) pagam supostamente cerca de US $ 100 dólares para cada SoC (System-on-a-Chip). A Microsoft vendeu cerca de 15 milhões de consoles, o que significa que ela pagou a AMD $ 1.5 bilhões de dólares desde 2013. Dessa forma, a Microsoft poderia economizar cerca de um bilhão de dólares por ano. Além disso lucraria com as vendas do PlayStation 4.

Outro ponto, o plano casaria bem com o Hololens e a ambição da empresa na realidade virtual.

A Microsoft naturalmente quer ter certeza de que o seu fornecedor não sofra falência ou seja adquirida por um concorrente. Por exemplo, se a Samsung compra a AMD e coloca APUs em suas TVs, poderia ser um próximo concorrente a entrar no ramo de jogos.

Ainda sim, a AMD tem feito um trabalho excepcional com o DirectX 12. Perder isso para a Apple ou  Google não seria agradável.

O valor de mercado da AMD é de $ 1.57 bilhões. Ou seja, a aquisição parece ser algo inevitável. Será mesmo?

O lado negativo

intel

Parece altamente improvável que a Intel iria querer a Microsoft como competidora. A Microsoft já tem licença para que projete seus próprios chips ARM. Sem falar da NVIDIA que sofreria uma ataque ao receber uma notícia com essa. A Microsoft tem parcerias fortes com estas empresas, principalmente com Intel.

Esta notícia poderia abrir uma guerra no ecossistema Windows, afinal, a Microsoft agora tem se comportado como uma verdadeira empresa de softwares na gestão de Nadella. Deixar parceiros importantes tão insatisfeito pode não parecer um bom negócio.

Ainda sim, há o interesse inevitável do Departamento de Justiça sobre tal aquisição.

As informações não foram negadas e nem confirmadas, mas a negociação entre as companhias faz sentido e pode acontecer.

Fonte: Mercury News

40 comments on “Microsoft avança em comprar a AMD? Seria um reviravolta nos dispositivos Windows

      1. Não é por ai. Para saber transmitir as ideias corretamente, tem que saber ler, escrever com correção. É o mínimo que se pede para quem escreve uma matéria. O resto é desculpa…

    1. Desistam, o moderador daqui nunca responde aos comentários sobre erros de português. Agora, posta algo falando mal do ecossistema Windows, ele aparece na hora e se bobear ainda apaga seu post kkkkk

    2. Seria interessante se vocês ajudassem também, apontando algo.

      “Como sou só uma pessoa” tenho que cuidar da minha vida também. Muitas vezes tenho que postar do próprio celular.

      1. Me bloquear cara? Sério? Aprenda a lidar com críticas construtivas! Se estamos apontando os erros, é porque queremos que você melhore. Lembro que há um tempo atrás, um leitor se ofereceu pra revisar o texto e te ajudar. Quem sabe não seja essa a saída?

        P.S.: Pode me deixar bloqueado, mas não pense que eu quis te atacar com meu comentário, só queria apontar pra vc algo que precisa ser melhorado no site. Um abraço!

  1. De acordo com as outras compras da microsoft a compra da amd significaria: uma diminuição de lucro para amd; demissão em massa de cargos redundantes para a empresa; Falta de competitividade no mercado já que a batalha entre nvidea e radeon é conhecida; empresas menores que foram compradas pela AMD que tem trabalho satélite perderia sua função. Os laços das empresas com o mercado são diferentes. Alem de claro, ser menos gente desenvolvendo novas ideias no mercado.
    Mas pra Microsoft só tem a ganhar.

  2. “Microsoft e Sony (que também apostou suas fichas na AMD) pagam
    supostamente cerca de US $ 100 dólares para cada SoC (System-on-a-Chip).
    A Microsoft vendeu cerca de 15 milhões de consoles, o que significa que
    ela pagou a AMD $ 1.5 bilhões de dólares desde 2013. Dessa forma, a
    Microsoft poderia economizar cerca de um bilhão de dólares por ano.”

    Só esqueceu de levar em conta que pra produzir o chip tem um custo tb né.

    1. Sobre a matéria eu prefiro MUITO mais que a Samsung compre a AMD por ela já ter experiência de mercado com chips, assim acho que ela faria uma concorrência muito mais forte com a Intel que monopoliza o mercado e a NVidia que tem 80% do mercado de GPUs tb.

  3. Caramba, o valor de mercado da AMD é só isso mesmo? Se a Microsoft não comprar alguém vai. E mesmo com os pontos negativos ainda acho que a aquisição da AMD seria vantajoso para a Microsoft, principalmente para o setor do Xbox. Mas também pode pintar Smartphones com AMD e o próprio Surface.

    1. Não acho que um Surface com AMD seja um nos ideia, ele iria ganhar em processamento gráfico, mas perderia em desempenho…. E a proposta do Surface é produtividade

  4. Ue simples a Microsoft compra, os lumias já poderiam vir com AMD, o Xbox com AMD, e no mercado ter dispositivos como notebooks e PCs com AMD e intel , no final o consumidor escolheria

  5. Não acho que seria uma boa ideia a MS entrar nessa não, na verdade acho que outra empresa que desenvolve esse tipo de componentes investir nesse segmento já que tem os esforços voltados para melhorar os desenvolvimentos nesses aspectos como por exemplo a MediaTek o que acham??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *